Odemira recebe neste mês um festival organizado pela câmara municipal para celebrar a Revolução dos Cravos e, simultaneamente, afirmar-se como uma vila “culturalmente dinâmica, viva e criativa”.
A edição deste ano do Abril em Odemira – Festival da Justiça e Liberdade arranca hoje, dia 11, numa parceria do município com diversas instituições locais e nacionais.
Música, literatura, exposições e debates, teatro, cinema, desporto, artes performativas e animação infantil compõem o vasto programa do evento, que se prolonga até dia 27 e “traz às ruas e palcos da vila de Odemira mais de 100 iniciativas”, revelou a autarquia em comunicado.
“Ao longo do mês, Odemira afirma-se como vila culturalmente dinâmica, viva e criativa, onde a par da celebração em ambiente de festa se fomenta a reflexão e debate dos valores de Abril”, acrescentou.
A edição de 2025 do Abril em Odemira arranca nesta sexta-feira, com o regresso do Festival Termómetro, “pronto para medir a temperatura musical e dar a conhecer bandas emergentes”, divulgou a organização. A iniciativa, que tem lugar no Quintal da Música, com entrada gratuita, é dirigida pelo apresentador Fernando Alvim. As bandas Mokina, Gorjão, Human Natures e o projeto Slow Burner, como convidado especial, preenchem “a banda sonora” desta 29.ª edição do festival, que neste ano passa por oito cidades do País.
Amanhã, sábado, dia 12, arranca também o II Festival de Estátuas Vivas de Odemira e serão ainda inauguradas sete exposições em diversos locais públicos da vila e, às 21:30 horas, terá lugar um concerto do Danilo Lopes Sexteto.Como habitualmente, os concertos voltam a ser um dos grandes destaques do evento, com as atuações de Ana Lua Caiano e Plutónio na noite de 24, enquanto que no dia seguinte será a vez de The Legendary Tigerman e HMB subirem ao palco.
Para o dia 26 estão previstos espetáculos com o Quinteto Trio Odemira e Deejay Telio.
Ainda no plano musical, destaque para mais uma edição do festival Mirafest (dias 18 e 19), um encontro de grupos corais alentejanos (dia 19) e um encontro de bandas filarmónicas (dia 27).
Durante o Abril em Odemira terão também lugar os ciclos de conversas “Arte e Revolução” e de cinema “Fulgores de Abril”, assim como uma feira do livro.
O programa da iniciativa conta igualmente, entre outras atividades, com a apresentação de diversos espetáculos de artes performativas e uma prova de atletismo.
Neste ano, a Câmara de Odemira volta a disponibilizar uma aplicação para dispositivos móveis do evento, para permitir a consulta de informação detalhada sobre o programa e apresentar informações úteis ao visitante.