Texto | Manuel Baiôa
Os “Prémios Grandes Escolhas” decorreram no Centro de Congressos do Estoril no passado dia 7, tendo a Herdade da Mingorra recebido o troféu de produtor de vinho do ano 2024. Ao longo dos últimos 20 anos a Herdade da Mingorra tem vindo a cimentar uma marca forte no mundo competitivo dos vinhos com profissionalismo e ponderação pela mão de Henrique Uva, secundado pelas suas filhas e com o apoio técnico do engenheiro Pedro Hipólito. Atualmente tem em produção cerca de 170 hectares, repartidas por 87 parcelas, sendo uma delas de 1978, de onde, em anos de excelência, é produzido o “Vinhas da Ira”, uma das marcas ícones da casa. A noite foi ainda de celebração, pois recebeu também o prémio para o melhor rosé de Portugal, “M Mingorra Tinto Cão 2023”.
O Alentejo recebeu inúmeros prémios, o que demostra a vitalidade do setor e a importância económica do mesmo na nossa região. Vários vinhos do Alentejo estiveram no “top 30”, que premeia os melhores vinhos provados ao longo de 2024 pela revista “Grandes Escolhas”, nomeadamente: “Morgado de Oliveira NV”, branco; “Élevage”, tinto, 2022; “Gloria Reynolds”, tinto, 2014; “Mamoré de Borba Vinhas de Sequeiro”, Trincadeira, tinto, 2020; “Marquês de Borba Reserva”, tinto, 2021; “Monte Branco XX”, tinto; “Pêra-Manca”, tinto, 2018; “Vinha da Micaela”, tinto, 2021.
Outras personalidades e empresas do Alentejo estiveram também em destaque nessa noite, tendo vencido prémios referentes ao seu trabalho ao longo de 2024: a Carmim – Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz recebeu o prémio para “Adega cooperativa”; a Winestone (que junta a marca “Ravasqueira”, entre outras) arrecadou o prémio para “Empresa”; José Luís Marmelo recebeu o prémio “Viticultura”, pelo seu trabalho nas vinhas da serra de São Mamede. A enóloga Maria Vicente, natural de Almodôvar, também esteve em evidência pelo seu trabalho na Ode Winery, que venceu o prémio “Produtor revelação”.