Diário do Alentejo

Faceco espera criar “boas sensações”

19 de julho 2024 - 08:00
Certame abre hoje, às 13:00 horas, as suas portas
Foto | CM OdemiraFoto | CM Odemira

A 32.ª edição da Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira – Faceco está de regresso para “dar expressão às principais atividades” concelhias, sendo, por isso, uma mostra “tanto do setor primário, com a agricultura, as florestas e a pecuária, como do setor da transformação dos produtos locais, seja no artesanato ou na gastronomia, e também da área do comércio e serviços, com uma expressão relevante para a consistente oferta turística”.

Para Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Odemira, entidade promotora, o certame distingue-se pela “expressão que o artesanato tem neste evento”, pela presença da raça bovina garvonesa, pelo concurso de medronho e pelos destaques musicais.

“A Faceco é importante para promover aquilo que melhor se faz no concelho, uma oportunidade para reforçar o sentimento de pertença das populações locais, obviamente, o público-alvo deste certame, mas é também uma oportunidade para poder atrair pessoas de fora e que de alguma maneira criem uma ligação ao território. É uma oportunidade para fidelizar os públicos que visitam o concelho e, conhecendo aquilo que temos para oferecer, voltar mais vezes”, realça.

Desta forma, o Parque de Feiras e Exposições de São Teotónio será palco do 35.º Concurso Nacional da Raça Limousine (hoje, às 14:55 horas/sábado, às 11:10, 15:00 e 16:00 horas/domingo, às 11:05, 15:00 e 16:00 horas), do 23.º Concurso Regional do Mel (sábado, às 11:05 horas), do 27.º Concurso Regional da Cabra Charnequeira (sábado, às 11:20 horas), do 19.º Concurso Regional da Raça Holstein Frísia (sábado, às 16:30 horas) e do 3.º Concurso de Medronho (domingo, às 17:00 horas).

No panorama musical, os olhos estão postos nos cabeças de cartaz. Hoje, dia 19, atua Ana Bacalhau (22:30 horas), amanhã, dia 20, Luís Trigacheiro (22:30 horas) e domingo, dia 21, a banda Iris (22:00 horas).

“Espero que as pessoas visitem a feira e que sintam que apresenta, de forma condensada, aquilo que de melhor o município tem para oferecer. O espaço é atrativo, cuidado e acontecem múltiplas atividades ao mesmo tempo. Sobretudo [desejo] que tenham boas experiências e que saiam da feira com boas sensações”, ambiciona.

Ana Filipa Sousa de Sousa

Comentários