Diário do Alentejo

Produtores de vinho do Alentejo criam associação

02 de maio 2022 - 09:37
A Aprovesa nasce para representar os interesses do setor e da região

Nove dos maiores produtores vitivinícolas do Alentejo associaram-se para refletir sobre a realidade do setor e defender junto das várias entidades os interesses dos produtores e da região. A nova associação, foi fundada no início de abril e tem por nome Aprovesa – Associação de Vinhos e Espirituosas do Alentejo.

 

Texto Aníbal Fernandes

 

Teve lugar em Évora, no passado dia 5 de abril, a tomada de posse dos órgãos sociais da Aprovesa – Associação de Vinhos e Espirituosas do Alentejo. A lista dos nove fundadores integra produtores conhecidos da região, nomeadamente, Adega de Borba, Adega do Redondo, Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, CARMIM, Cooperativa Agrícola da Granja, Encostas do Alqueva, Fundação Eugénio de Almeida, Quinta do Quetzal, e a Herdade das Servas.

 

Esta associação, segundo declarações ao “Diário do Alentejo” de José Miguel de Almeida, presidente do conselho de administração da Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, “visa a representação dos interesses dos seus associados, a promoção e defesa dos vinhos e espirituosas do Alentejo”.

 

Segundo o mesmo responsável esta nova entidade distingue-se da Comissão Vitivinícola da Região do Alentejo (CVRA) visto a última ser “uma entidade de certificação e controlo dos vinhos”.

 

Para José Miguel Almeida, que agora também é presidente da direção da Aprovesa “um dos objetivos da associação é aumentar o número de associados, tendo em vista uma representatividade cada vez mais robusta deste importantíssimo setor da economia da região”, o que, de resto, já estará a acontecer “com vários pedidos de adesão” por parte de outros produtores.

 

O “contexto atual – guerra, seca e escalada de preços das matérias-primas – obriga os produtores, cada vez mais, a um reforço do trabalho em rede”, diz Miguel Almeida que, recorda, “não sendo o vinho um bem de primeira necessidade” o setor pode vir a sofrer com o previsível aumento da inflação e a consequente redução do poder de compra dos consumidores.

 

Assim, é “necessário refletir sobre o estado do setor” e, por exemplo, junto das entidades competentes discutir se é aconselhável “ou não, a restrição da área plantada”, entre outros assuntos.

 

O Alentejo é líder na venda de vinhos engarrafados em Portugal e conta com mais de duas centenas de produtores de vinho. Os fundadores da Aprovesa representam “cerca de um terço de todo o vinho certificado na região”.

Comentários