Diário do Alentejo

Exportações dos Vinhos Alentejanos atingem recordes em 2021

23 de fevereiro 2022 - 11:30

As exportações dos Vinhos do Alentejo atingiram recordes no ano passado, com crescimentos de 17,5% em valor, com vendas de 69,4 milhões de euros, e de 11,6% em volume, com 19,7 milhões de litros vendidos no estrangeiro.

 

Os dados foram divulgados pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), cujo presidente, Francisco Mateus, enalteceu os produtores da região, que mostraram “a sua capacidade exportadora” e valorizaram “cada litro de vinho vendido”.

 

“Em 2021, estabilizámos a tendência de quebra em Angola e aumentámos as vendas em 11 dos 15 principais destinos do Alentejo, sinais que nos deixam muito expectantes com o futuro das exportações de vinho do Alentejo”, salienta ainda Francisco Mateus.

 

Segundo os números da CVRA, no ano passado, o preço médio dos vinhos da região “subiu 5,3% e atingiu o valor mais elevado dos últimos cinco anos”, cifrando-se nos 3,52 euros por litro, tendo o Brasil, Suíça, Reino Unido, Polónia e Alemanha sido os principais destinos responsáveis pelo crescimento da exportação.

 

Recorde-se que o ‘Diário do Alentejo’ já tinha noticiado que os Vinhos do Alentejo estiveram recentemente nas bocas do mundo face seu ao Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), que permitiu colocar a região do Alentejo na sétima posição de destinos a visitar em 2022 pelo jornal americano The New York Times.

Comentários