O Alentejo foi um dos 52 destinos mundiais a visitar por quem quer contribuir para “um planeta mais sustentável” escolhidos pelo jornal norte-americano The New York Times, devido ao programa de sustentabilidade dos vinhos.
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) refere que a região foi destacada pelo The New York Times como um dos “52 destinos a visitar por viajantes que queiram ser parte da solução para problemas como as alterações climáticas”. Referindo que, “a implementação, na região, do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) motivou a distinção na sétima posição na lista publicada” pelo jornal norte-americano.
Denominado “52 places for a changed world”, o artigo assinala as medidas do PSVA para a proteção da biodiversidade, redução de cerca de 20% no consumo de água nas adegas e diminuição do rácio litro de água consumido por litro de vinho produzido.
A criação de uma ferramenta que possibilita que os membros do PSVA calculem a sua pegada hídrica e de carbono ou a criação do selo de certificação de produção sustentável foram outras das razões elencadas para justificar a distinção, acrescenta a CVRA.
Criado em 2015 por esta comissão vitivinícola, o PSVA conta, atualmente, com 483 membros associados, que representam quase 11 mil hectares de vinha e 76 milhões de litros de vinho produzido.
Para o presidente da CVRA, Francisco Mateus, esta distinção é motivo de orgulho e “é mais uma prova” de que o programa de sustentabilidade coloca os Vinhos do Alentejo “nas bocas do mundo” e os transporta “além-fronteiras”.
O PSVA “está a fazer uma diferença assinalável na região, mas também na mudança de mentalidades em todo o país, estando ao nível das mais importantes iniciativas mundiais de produção sustentável”, sublinha o responsável.
A CVRA foi criada em 1989 e é responsável pela proteção e defesa da Denominação de Origem Controlada (DOC) Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.
Atualmente, o Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% de valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal. Com uma área de vinha de 22,9 mil de hectares, 30% da sua produção tem como destino a exportação para cinco destinos principais, designadamente Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Polónia e China.