Diário do Alentejo

Dark Sky Alqueva: No Alentejo, “o céu não é o limite”

10 de janeiro 2021 - 13:00

Dark Sky Alqueva novamente aclamado internacionalmente.

 

Depois de, em maio, ter conquistado dois prémios internacionais, o The Bizz Award e o The Peak of Success – atribuídos pela Worldcob, – e de, no início de novembro, ter sido distinguida com os Europe’s  Responsible Tourism Award  e Europe’s Leading Tourism Project, a Associação Dark Sky voltou novamente a ser mundialmente premiada, desta vez com o World’s Leading Tourism Project. Estas três últimas distinções foram atribuídas no âmbito dos World Travel Awards, considerados  os “óscares” do turismo. 

 

Qual a dimensão da importância dos vários prémios recebidos, pela Associação Dark Sky Alqueva, em 2020?

 Estas distinções são, para nós, uma grande honra, pois representam o reconhecimento do nosso esforço e dão-nos força para continuar a trabalhar em prol da região e do destino Dark Sky Alqueva. Os reconhecimentos, em 2020, vieram de países diferentes e de diferentes setores, o que demonstra o caráter abrangente do conceito e marca Dark Sky. São prémios que ajudam à consolidação da reputação do destino, à sua divulgação internacional e que, num ano tão complicado, permitiram manter o destino ao nível dos melhores, em termos internacionais, e isso é fundamental para a retoma do turismo. É bom para a região e para o destino e muito importante para o astroturismo e para a rede de parceiros oficiais Dark Sky.

 

Poderá, parte do futuro do Alentejo estar “escrito nas estrelas”, numa perspetiva de desenvolvimento local?

Sim, sem dúvida. O rico património, construído e imaterial, aliado a um céu noturno protegido e a uma visão integrada de desenvolvimento sustentável, tem tudo para nos fazer dizer que o céu não é o limite. A existência de uma marca forte, como é a Dark Sky, permite pensar o desenvolvimento do destino, enquanto sistema vivo, dinâmico e compósito, a médio e longo prazo, com fortes impactos positivos aos níveis social, económico e ambiental.

 

Em virtude da pandemia que atravessamos, poderá o paradigma das viagens turísticas vir a modificar-se?

Esta situação veio acentuar mudanças que já se sentiam. O crescimento de movimentos associados a um turismo mais responsável e sustentável, a necessidade de viajar associada ao bem-estar e a valorização de experiências que acrescentem algo ao “ser interior”, mostravam que as previsões que estiveram na origem de todo este trabalho, estavam a justificar a aposta no astroturismo, neste conceito e marca destino.

 

Quais os próximos desafios da Dark Sky Alqueva?

Neste momento importa reforçar o trabalho de proteção do céu noturno – que passa pelo combate à poluição luminosa –, reforçar as parcerias internacionais, estabelecidas no âmbito da sustentabilidade, e consolidar o reconhecimento internacional do destino, para garantir uma rápida retoma.

Comentários