Diário do Alentejo

Alcácer lança “Contos ao Telefone” para combater isolamento

17 de dezembro 2020 - 15:10

A Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, lançou esta semana a iniciativa “Contos ao Telefone” para combater o isolamento social dos idosos do concelho provocado pela pandemia de covid-19. “A população sénior ficou impedida de frequentar os centros de dia e muitos ficaram isolados em suas casas para se salvaguardarem de um possível contágio e esta iniciativa vai ajudar a atenuar os efeitos psicológicos do isolamento”, explicou Cristina Barrela, responsável pelo setor das bibliotecas do município de Alcácer do Sal.

 

O projeto de leitura pública, interrompido com o início da pandemia de covid-19, surge agora como “uma voz amiga”, que através do telefone vai chegar a casa dos idosos “com contos tradicionais para avivar as memórias” da população sénior. “Selecionamos obras, a partir de contos tradicionais, que possam trazer mais recordações e avivar as memórias relacionadas com a juventude e infância dos idosos, numa breve conversa que não terá mais de 15 minutos”.

 

A iniciativa dirige-se a todos os idosos, institucionalizados ou no próprio domicílio, que se inscreverem nos serviços da Biblioteca Municipal de Alcácer do Sal, por telefone ou email, e os contos chegam às terças e quintas-feiras, entre as 10:00 e as 12:00, pela voz de uma técnica da equipa de animação. “Através do telefone vamos tentar transmitir as emoções e o carinho" de cada história, acrescentou Cristina Barrela, contando que a iniciativa tenha “alguma adesão” por parte dos idosos.

 

De acordo com a responsável, “a população dos lares e centros de dia aderem bastante bem às atividades presenciais, principalmente as que têm por base os provérbios e as adivinhas, de tal forma que fizemos uma recolha da tradição oral junto desses idosos”.

 

Segundo a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, no ato da inscrição deve ser indicado o nome, o número de telefone e a idade de quem quer ouvir o conto, assim como o dia e o horário pretendidos, sendo depois contactados por uma técnica da Biblioteca Municipal.

 

Comentários