Diário do Alentejo

Programa "Próximos" arrancou no concelho de Mértola

20 de agosto 2020 - 11:00

Três perguntas a Mário Tomé, vereador da Câmara Municipal de Mértola

 

“Próximos” é um programa de ação social que arrancou no concelho em Mértola. Qual a finalidade desta iniciativa promovida pelo Município?

O programa está enquadrado num CLDS 4G, não é uma iniciativa isolada do município, é uma iniciativa do território, em que o município surge como entidade promotora, a Santa Casa da Misericórdia de Mértola como entidade coordenadora e a Associação de Empresários do Vale do Guadiana como entidade executora de ações, estando os restantes parceiros envolvidos diretamente na estratégia global.

O projeto visa na sua base facilitar o acesso a serviços de apoio ao cidadão, de uma forma articulada e integrada que forneça respostas na área do emprego, da intervenção familiar e parental e envelhecimento ativo. Ao nível do emprego pretende-se efetuar a orientação e capacitação de pessoas em situação de desemprego, interligando a sua capacitação com as necessidades do tecido empresarial local. No que se refere à intervenção junto das famílias, o suporte da intervenção será a erradicação da pobreza infantil. Por último, na área do envelhecimento, como premissa fundamental estará a promoção de um estilo de vida que garanta um envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas, contribuindo para o combate à solidão e ao isolamento.

 

A quem se destina prioritariamente este programa e de que forma podem os destinatários dele usufruir?

Mértola foi contemplada com os três eixos referidos, o que permite abranger toda a população do concelho, com enfâse para a promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social no território. As características dos destinatários para integração nas ações serão: desempregados, desempregados de longa duração, jovens à procura de primeiro emprego, beneficiários de RSI, pessoas com deficiência /incapacidade, estudantes e população sénior. 

 

Quando se poderá fazer um balanço do programa e quais os objetivos que necessitam ser alcançados para que seja considerado um êxito?

Um programa desta dimensão tem necessariamente de ser avaliado periodicamente, em que é importante perceber muito rapidamente e em fase de execução se as ações definidas estão a produzir os efeitos esperados e quantificar se os números contratualizados estão ou não a ser cumpridos. Não menos importante, avaliar de forma presencial e com proximidade o grau de satisfação e envolvimento da população alvo.

A sustentabilidade futura e o impacto dos projetos no pós financiamento determina o seu sucesso, será conseguido quanto maior for a capacidade de estabelecer sinergias entre as entidades envolvidas. O concelho de Mértola já provou no passado ter capacidade para dar sustentabilidade aos projetos que desenvolve via financiamentos, existe um sentimento comum que desta vez não será diferente.

Comentários