Diário do Alentejo

Vinhos. Crítica de Manuel Baiôa: O “sonho americano” em Serpa

20 de julho 2020 - 17:00

Matias e Maria Antónia Monge emigraram para os Estados Unidos da América, em 1981, à procura de um futuro melhor para as suas vidas. Depois de muito trabalho, este casal construiu uma sólida empresa de reparação automóvel, na área de bate-chapas e pintura, situada na cidade de Silver Spring, estado de Maryland.

 

As saudades de Portugal e o amor pela paisagem serena e tranquila do Alentejo fizeram-nos pensar em investir na compra de algumas propriedades. Matias tinha um sonho antigo de possuir uma exploração agrícola perto da sua terra natal - Vila Nova de São Bento. Depois de muito procurar, compraram em 2002 o Vale de Chafariz, uma propriedade agrícola de 112 hectares situada à saída de Serpa, na direção de Brinches. Nesta propriedade foram plantados, nos últimos oito anos, 20 hectares de vinha das castas Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Merlot, Petit Syrah, Chardonnay, Antão Vaz, Arinto e Viognier. Os solos franco-argilosos da propriedade e o clima quente da região originam vinhos volumosos com taninos suaves.

 

Em 2015 avançaram para nova aquisição, desta vez num ‘terroir’ entre Brinches e o rio Guadiana, a Herdade Santa Maria do Guadiana. Esta propriedade de 91 hectares beneficia com a proximidade do rio, tendo temperaturas mais amenas. No solo franco-argilo-arenoso foram plantados, há três anos, 20 hectares das variedades Syrah, Alicante Bouschet, Aragonez, Touriga Franca e Petit Syrah. Os vinhos desta propriedade são mais frutados e têm uma acidez vibrante, contribuído para a elaboração de lotes das várias propriedades, uma vez que possuem também uma vinha arrendada de 17 hectares. Os vinhos são elaborados sob a supervisão do enólogo Paulo Vareia.

 

O portefólio da empresa Monge & Filhas – Vinhos de Serpa compreende o tinto Terras de Serpa (PVP de três euros), o branco, tinto e rosé Encostas de Serpa (quatro euros), o tinto Encostas de Serpa Syrah (cinco euros) e o tinto Encostas de Serpa Reserva (seis euros).

 

Este último vinho, da vindima de 2016, foi elaborado com base nas castas Alicante Bouschet e Syrah, tendo beneficiado de um estágio de 12 meses em barricas de carvalho americano e de 12 meses em garrafa. Apresenta uma cor granada e aroma complexo com notas de frutos silvestres maduros. É um vinho poderoso, mas revela elegância e persistência.

 

Vamos acompanhar este projeto nos próximos anos, pois as vinhas precisam de chegar à idade adulta para mostrar todo o seu potencial.

Comentários