Diário do Alentejo

Honrado Premium Branco. Um precioso vinho de talha

25 de junho 2020 - 10:05

Texto: Manuel Baiôa

 

A família Honrado, de Vila de Frades, já há muitos anos que faz vinho de talha no restaurante País das Uvas. Como necessitavam de mais espaço para aumentar a produção de vinho de talha, compraram um edifício ao lado do restaurante. Após as primeiras intervenções na casa, descobriram que a mesma tinha sido uma antiga adega do século XVIII/XIX.

 

O projeto de reabilitação do edifício foi alterado para mostrar como eram as antigas adegas. Surgiu então um novo espaço chamado “Cella Vinaria Antiqua” que, para além de adega, é também um espaço-museu sobre técnicas e tradições de produção de vinho de talha. Está situado alguns metros abaixo do solo para manter o vinho a uma temperatura adequada, tem arcos altos e janelas grandes por onde a uva é descarregada e, no centro da adega, surge-nos uma talha enterrada no chão, conhecida por “ladrão” ou “adorna”, uma medida de segurança para receber o precioso líquido caso uma talha rebente. Esta adega pertence à empresa Honrado Vineyards que tem como proprietários os donos do restaurante, António e Ruben Honrado, pai e filho.

A empresa produz atualmente dois brancos e dois tintos de talha. Hoje apresentamos o Honrado Talha Premium Branco 2018. O vinho foi elaborado com uvas da região de Vidigueira das castas Antão Vaz, Arinto, Perrum e Laureão sob a supervisão do enólogo Paulo Laureano. As uvas foram vindimadas à mão, com desengace e esmagamento em moinho, e fermentação em talhas de barro revestidas com pez e cera de abelha.

 

Os vinhos foram mantidos em contacto com as massas vínicas até ao dia 20 de novembro, e a fermentação maloláctica ocorreu ainda dentro da talha. Apresenta uma cor âmbar dourada. O aroma dos vinhos de talha tem por natureza pouca intensidade, pelo que devemos concentra-nos mais no seu sabor. Conforme se costuma dizer: “não é para cheirar, mas para saborear”. Neste caso o sabor remete-nos para notas persistentes de casca de laranja e frutos secos.

 

É um vinho sedutor e complexo, muito fresco, com um final de boca persistente. Deverá ter o cuidado de não o beber demasiado fresco. Trate-o como se fosse um vinho tinto, pelo que deverá ser servido à temperatura de 15 a 16 graus.

 

PVP: 19,5 euros

Comentários