Diário do Alentejo

Campeões do mundo e remadores olímpicos nas águas do Guadiana

15 de novembro 2019 - 09:15
Firmino Paixão/ArquivoFirmino Paixão/Arquivo

Texto Firmino Paixão

 


A barragem do Pedrogão recebe a partir desta sexta-feira, 15, a III Regata Odiana – Jogos Santa Casa, que se prolongará até ao próximo domingo. A principal atração, a prova de skiff – longa distância (16 quilómetros), que decorrerá no domingo, às 09:00 horas (com largada no Sítio da Barca e chegada à ponte de Pedrogão), conta com nomes sonantes da modalidade como a recém-campeã mundial Diana Dymchenko, os remadores olímpicos Pedro Fraga e Nuno Mendes e outras referências do remo, nacionais e internacionais, como Joana Branco, Bartłomiej Gasparski, Dariusz Sojka e William Woods, entre outros.

 


O dia de hoje será dedicado ao Desporto Escolar e Inclusivo, com a realização das ações remo indoor, batismos de remo e remo sem limites.

 


A terceira edição do evento, que se realiza nos concelhos de Moura, Serpa e Vidigueira, destaca-se pelo enorme aumento de participantes. Com 55 remadores de diferentes nacionalidades, incluindo Portugal, Estados Unidos, Espanha, Bangladesh e Polónia, registados, a organização conseguiu triplicar o número de participantes, a quem se juntam os seis inscritos na primeira edição da Odiana Kid’s (regata direccionada para os remadores iniciados e juvenis, numa distância de quatro quilómetros).

 


O evento é organizado pelo Grupo União Safarense (GUS), com produção pela VNautica, em parceria com os municípios de Moura, Serpa e Vidigueira e com a Nelo Rowing. Conta ainda com o apoio da Turismo do Alentejo, ERT, Federação Portuguesa de Remo, Associação de Remo do Sul e Ilhas, União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração e EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva. Os Jogos Santa Casa são o principal patrocinador do evento.

Comentários