Diário do Alentejo

Carminho Cruz no europeu de basquetebol na Bulgária

08 de agosto 2019 - 16:00

Texto e foto Firmino Paixão

 

A basquetebolista Maria do Carmo Cruz, atleta do Beja Basket Clube (BBC), está entre as escolhas da seleccionadora nacional sub/16, Mariyana Kostourkova, para integrar a equipa que representará Portugal no Campeonato da Europa de Basquetebol sub/16 femininos divisão B, que irá decorrer entre os dias 15 e 24 em Sofia, Bulgária.

 

Sem surpresa, esta convocatória de Carminho que, desde finais de 2018, vinha sendo chamada pela búlgara Kostourkova aos sucessivos estágios preparatórios deste compromisso internacional.

 

Nascida em Beja, e dona de uma boa estatura física, começou a praticar a modalidade há cerca de quatro anos, na equipa sub/14 do Beja Basket Clube, depois de uma prática desportiva diversificada que passou pela natação, ballet, ginástica rítmica, sevilhanas e equitação.

 

João Margalha, presidente do BBC, sublinha, em nota de imprensa, que esta chamada de Carminho Cruz “é um orgulho para a atleta, para o nosso clube e para o concelho que a viu nascer, Beja”. Margalha acentua o facto de ser “a primeira vez na história do Beja Basket Clube que uma atleta nossa foi convocada para um torneio oficial FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), o Europeu Sub/16 feminino”.

 

Porém, não é a primeira internacionalização de um basquetebolista formado no clube, porquanto o jovem Vasco Brito Lança já se tinha internacionalizado, também num campeonato na Europa, mas, nessa ocasião, já tinha saído do emblema bejense para o Sport Lisboa e Benfica. 

Comentários