O Moura mantém o primeiro lugar do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja. Neste fim de semana disputa-se a pré-eliminatória da Taça Distrito de Beja. No Campeonato de Portugal o Serpa foi buscar um ponto à Malveira e o Vasco da Gama, de Vidigueira, perdeu em casa, com o Comércio e Indústria, e afundou-se na tabela.
Texto e Foto | Firmino Paixão
A partida entre o Desportivo de Almodôvar e o Moura Atlético Clube, então primeiro e segundo classificados do campeonato bejense, era uma das que maior interesse despertava. Um jogo (na foto) que nenhum dos contendores quereria perder e isso marcou, decididamente, a qualidade de uma partida entre duas equipas com modelos de jogo que se encaixaram muito bem um no outro. Um futebol muito tricotado no miolo do terreno, com transições ofensivas, invariavelmente, inconsequentes. Uma vez mais se questiona a justiça, ou a falta dela, no futebol.
Os visitados desperdiçaram uma grande penalidade, remataram duas vezes ao travessão da baliza mourense, foram mais intensos no segundo período de jogo, sobretudo, depois de estarem em desvantagem numérica, mas acabaram por sofrer um golo, aos 89 minutos, num remate de meia distância do brasileiro Caíque, praticamente num dos poucos remates enquadrados que o Moura fez à sua baliza ao longo do jogo. E os três pontos viajaram para Moura, equipa que mantém o comando da tabela.
No que restou desta jornada destaque para o triunfo do Aljustrelense, em Beja, o empate do Milfontes, em Vila Nova de São Bento, a vitória do Renascente sobre o vizinho Odemirense, também o triunfo do Castrense ante o Ferreirense e, claro, a vitória, natural, do Albernoense sobre o Sporting de Cuba. O Moura lidera isolado, no entanto, recorde-se que o Castrense, o Milfontes, o Almodôvar e o Ferreirense têm uma partida a menos.
Amanhã, sábado, joga-se a pré-eliminatória da Taça Distrito de Beja, com o seguinte quadro de jogos: Sete-Ferreirense, Piense-Milfontes, Amarelejense-Renascente, Trindade--Entradense, Guadiana-Salvadense, Boavista dos Pinheiros-Santa Vitória, Amoreiras-Gare-Ourique, Luzianes--Gare-Odemirense, Santa Clara-a--Nova-Brinches, Despertar-Aldeia dos Fernandes, Barrancos-Bairro da Conceição e Santa Luzia-Aldenovense.
Na segunda divisão jogou-se igualmente a quarta jornada, com o Piense a manter a liderança isolada na série A, tal como o Messejanense, na B, e o Aldeia dos Fernandes, na C.
No Campeonato de Portugal jogou-se a sexta jornada, ronda em que o Serpa conseguiu, ao cair do pano, um excelente empate, a duas bolas, no reduto do Malveira, um tónico muito bom para o próximo jogo em casa frente ao Portimonense B, enquanto o Vasco da Gama sofreu, tão inesperada como pesada, derrota no seu reduto, com a formação do Comércio Indústria, equipa que parecia estar perfeitamente ao seu alcance.
O próximo compromisso dos vidigueirenses será em Moncarapacho. O Juventude de Évora, na estreia do seu novo estádio, recebeu e venceu a formação de O Elvas.

