Diário do Alentejo

Mais um dérbi no Campeonato de Portugal com a visita do Moura ao reduto do Serpa

17 de janeiro 2025 - 08:00
O “Distritalão” ao rubro
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Ó Elvas, ó Elvas. As meias-finais à vista! Os raianos afastaram o Vitória de Guimarães da Taça de Portugal. O Moura empatou, em casa, com o Barreirense, e o Serpa foi derrotado em Amora. O Vasco da Gama de Vidigueira é agora o novo líder do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão.

 

Texto Firmino Paixão

 

Primeiro, esse notável feito de O Elvas-Clube Alentejano de Desportos, que recebeu o Vitória Sport Clube, de Guimarães, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal, e eliminou os minhotos, com um triunfo por 2-1, qualificando-se, de forma inédita, para os quartos-de-final da prova. A formação alentejana jogará de novo em casa, no dia 5 de fevereiro, no renovado Estádio Domingos Patalino, frente ao Tirsense. Um adversário que está a competir na série A do Campeonato de Portugal, o que deixa boas perspetivas de O Elvas poder chegar às meias-finais da prova. O Lusitano de Évora, o outro emblema alentejano ainda em prova, jogou na passada quarta-feira em Braga, já depois de fechada esta edição do nosso jornal.

No Campeonato de Portugal cumpriu-se a jornada 14. O Moura empatou, em casa, com o Barreirense, um ponto, que, conjugado com os resultados das equipas mais próximas na tabela de pontos, resultou na queda dos mourenses para o décimo posto, ou seja, a primeira equipa dentro da zona de despromoção. Importa, porém, sublinhar que a equipa não sofre derrotas há cinco jornadas. O Serpa também vinha de dois resultados positivos (triunfo sobre o Estrela da Amadora e empate em Lagoa) mas acabou por sofrer uma derrota tangencial (2-1) no Estádio da Medideira, em Amora, sem que isso fizesse a equipa perder o sexto lugar que ocupa na tabela da série D, agora comandada pelo Moncarapachense, uma vez que o Lusitano de Évora perdeu em Lagoa. O Estrela de Vendas Novas foi derrotado no Estádio José Arcanjo (Olhão) pelo Louletano.

No domingo teremos, então, o dérbi alentejano da segunda volta, na cidade de Serpa, onde os locais pretenderão regressar às vitórias e os visitantes a necessitarem de pontuar para subirem na tabela de pontos. Na primeira volta, o Serpa venceu em Moura por concludentes 4-1.

 

Divisões distritais

 

Cinco pontos separam o atual líder do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja, o Vasco da Gama, do sétimo classificado, o GD Renascente, de São Teotónio, prova insofismável da competitividade com que o campeonato está a ser disputado.

O Vasco da Gama (na foto), o Aldenovense e o Aljustrelense ocupam o pódio, empatados com 22 pontos, o Castrense tem menos um, o Almodôvar e o Milfontes menos quatro e o Renascente menos os tais cinco. Está a ganhar forma o grupo de equipas candidatas à segunda fase, na poule de discussão do título. Seguramente que a próxima jornada voltará a mexer com a arrumação das equipas no topo da pauta. No segundo escalão, o Bairro da Conceição confirmou o primeiro lugar na Cabeça Gorda, o Albernoense goleou a equipa da Sete, por oito a zero, o Odemirense venceu em Ourique e mantém um avanço folgado.

 

Multimédia0

 

Multimédia1

Comentários