O Futebol Clube de Serpa ganhou em Setúbal e chegou ao topo da tabela da série D. O Moura foi derrotado no Algarve pela formação do Louletano. José Luís Prazeres já deixou os mourenses e foi substituído por David Maside. O Sporting de Cuba foi eliminado da Taça Distrito de Beja.
Texto Firmino Paixão
Comecemos pela pré-eliminatória da Taça Distrito de Beja, competição que interrompeu os campeonatos distritais da primeira e segunda divisão da Associação de Futebol de Beja. Concorreram a esta prova um universo de 42 clubes: os 12 da divisão principal e 30 da divisão secundária. O Pereirense e o Amoreiras- -Gare, normalmente, não disputam esta taça. No quadro de jogos desta pré-eliminatória, entraram seis equipas da primeira divisão e 14 da segunda, mas apenas num dos 10 jogos se encontraram emblemas do escalão principal. Foi o caso da partida entre o Sporting de Cuba e o Milfontes (na foto), que terminou com o triunfo dos visitantes, por uma bola a zero, afastando precocemente os “leões” de Cuba da competição. Os outros quatro primodivisionários – Sporting Ferreirense, Desportivo de Almodôvar, Mineiro Aljustrelense e Renascente, de São Teotónio – seguem para a eliminatória seguinte, ou seja, para os dezasseis avos-de-final.
Em termos de balanço, diremos que se decidiram dois jogos em tempo de prolongamento (em São Marcos e na aldeia da Sete) e, num terceiro jogo (em Santa Luzia), a decisão obrigou à marcação de pontapés de grande penalidade. Destaca-se o triunfo folgado do Piense, cinco a zero ao Guadiana, o maior contributo para os 37 golos que a eliminatória rendeu. Outro sublinhado vai para as qualificações do Louredense, Salvadense e Figueirense, conseguidas fora de portas.
Os campeonatos reatam-se neste fim de semana, com a quinta jornada da divisão principal, uma ronda onde a liderança do Aldenovense será posta à prova com uma deslocação ao campo de jogos do Messejanense. O Castrense apresentar-se-á em Beja para defrontar o Despertar e o Mineiro Aljustrelense viajará para Ferreira do Alentejo. Mais fácil será a tarefa do Vasco da Gama, que receberá o Penedo Gordo, e depois também o dérbi entre o Milfontes e o Renascente. O Sporting de Cuba, na ressaca da derrota da taça, voltará a jogar em casa, mas com o Almodôvar.
Campeonato de Portugal
Já aqui se assinalou o meritório percurso do Futebol Clube de Serpa, atual líder da série D, em igualdade de pontos com o Sintrense, e mais um do que o Amora, que ocupa, agora, o rodapé do pódio.
A equipa de José Mauro Santos impôs ao Comércio Indústria a segunda derrota no seu recinto, o Campo da Bela Vista, onde os setubalenses apenas tinham perdido com o Louletano e também por uma bola a zero. Ao sublinhar o brilhantismo dos serpenses neste primeiro terço do campeonato, recorde-se que não perdem há oito jogos – apenas foram derrotados pelo Amora, na ronda inaugural da prova, empataram em Évora e no Barreiro e conseguiram seis vitórias. Mas importa dizer que a ascensão dos serpenses ao topo da tabela beneficiou indiretamente das derrotas do Sintrense e do Lusitano de Évora. Estão esgotadas, tão só, nove das 26 jornadas, mas os 20 pontos amealhados municiam bem as batalhas que se seguirão. Porém, nada de deslumbramentos nem euforia a destempo.
O Moura Atlético Clube foi goleado pelo Louletano nesse esplendoroso palco que é o Estádio do Algarve. A equipa não vence há três jornadas e já acumulou seis derrotas nas nove jornadas até agora cumpridas. Ganhou no terreno do Barreirense, venceu, em casa, o Vendas Novas e empatou no recinto do Fabril. Ou seja, pontuou apenas com as equipas que estão abaixo de si na classificação. Tem a segunda defesa mais batida da prova, 21 golos sofridos contra 22 do Vendas Novas, tem sete golos marcados, é o terceiro pior ataque. Esta é, infelizmente, a realidade da estatística, a crueldade dos números, goste-se, ou não, de os ler. Não gostamos! Gostaríamos de ver o Moura mais acima do que o décimo primeiro lugar, a quatro pontos de distância da linha de água. O novo treinador não terá tarefa fácil.
O campeonato sofre uma interrupção de duas semanas e regressará no dia 30, com as duas equipas do distrito a jogar em casa: o Moura com o Sintrense e o Serpa com o Louletano.