Diário do Alentejo

O bom e o mau…

23 de agosto 2024 - 15:00
Campeonato de Portugal 2024/2025 arrancou com alguns altos e baixos Foto| Firmino Paixão

O Moura Atlético Clube e o Lusitano de Évora entraram no Campeonato de Portugal com vitórias, o Serpa e o Vendas Novas estrearam-se com derrotas. No domingo joga-se o primeiro dérbi, entre o Moura e o Serpa.

 

Texto e Foto | Firmino Paixão

 

O Moura visitou o Barreirense e venceu por uma bola a zero. Foi um resultado excelente. O Serpa recebeu o Amora e perdeu por quatro bolas a duas. Foi um mau resultado. O Lusitano de Évora goleou o Lagoa. Foi bom. O Estrela de Vendas Novas perdeu em casa com o Louletano. Foi mau.

Feito este preâmbulo, importa referir que temos a consciência de que o campeonato ainda agora começou. Mas também temos a certeza de que os treinadores terão de fazer as suas avaliações, coincidentes, ou não, com a nossa, mas este é, efetivamente, o tempo para as primeiras leituras.Todas as equipas passaram pelos seus momentos de pré-época, melhor ou pior sucedidos. Todos os clubes procuraram as melhores soluções, embora com recursos de diferente escala, mas todos terão em comum o objetivo de, pelo menos, assegurarem a manutenção e tão cedo quanto possível. O campeonato não será fácil, na verdade é um jogo com 11 de cada lado, mas os valores que se posicionam entre as quatro linhas, nos dois meios campos, são, na maioria dos casos, diferenciados. Viu-se isso no Campo de Jogos Manuel Baião, na cidade de Serpa. O Amora, juntamente com o Moncarapachense, competiam, na época anterior, na Liga 3, patamar para onde querem rapidamente regressar. Mostrou isso nesta viagem ao Alentejo. Notou-se na qualidade das transições ofensivas, no toque de bola, na qualidade do passe. Já tinha bons executantes e nesta época reforçou-se.

Argumentos que o Serpa só conseguiu contrariar a espaços, sobretudo, depois de ter sofrido dois golos em três minutos (12 e 15’). Reagiu, reduziu e antes do intervalo chegou ao empate (Sohni aos 25 e 40’), naquele que foi o seu melhor período. Pensou-se que no segundo tempo haveria “remontada”, mas não. O Amora adiantou-se de novo, logo no reatar da partida, e, à beira do apito final, elevou para quatro a dois, sem que os locais tivessem conseguido reagir com eficácia. Foi isso. Além de melhor qualidade, o Amora mostrou maior eficácia, sobretudo, no aproveitamento dos erros defensivos do adversário. Uma lacuna que o técnico Mauro Santos já tinha identificado no lançamento da época.

O Moura viajou para o Barreiro com a motivação de conseguir um bom resultado. Os comentários que se liam nas redes sociais ligadas aos barreirenses indiciavam alguma insatisfação com a qualidade do plantel. Era um bom prenúncio para os mourenses, que primeiro procuraram não perder, e isso foi conseguido até ao nonagésimo quinto minuto de jogo, quando conseguiram marcar (Erick Gabriel, 90’+5) e regressar ao Alentejo com os três pontos. Uma vitória conseguida no terreno de um histórico é sempre um grande resultado. Sobretudo, motivador para os jogos seguintes, à cabeça dos quais está já a receção ao Serpa, naquele que será o primeiro dérbi alentejano da temporada. Um jogo ao qual os dois conjuntos, representantes da Associação de Futebol de Beja, chegarão com um espírito anímico diferente, embora as emoções de um dérbi suscitem sempre alguma imprevisibilidade. Serpa e Moura representam apenas metade daquilo que é a embaixada alentejana na série D. A outra metade são o Lusitano de Évora, que entrou muito bem com um triunfo folgado sobre o Lagoa, um bom desfecho, e o Vendas Novas que, jogando em casa, perdeu frente ao Louletano, um mau início de prova. Mais ao norte, na série E, “O Elvas” empatou em Mortágua, não foi mau, o Arronches e Benfica venceu em Pombal, foi excelente.

 

Associação de Futebol de Beja A época desportiva regional abrirá, oficialmente, no dia 15 de setembro, com a realização da primeira jornada da Taça de Honra da 1.ª Divisão, uma competição que se concluirá antes do início do campeonato da divisão principal. Será disputado em três séries de quatro equipas, apurando-se os vencedores de cada série, e o melhor segundo classificado, para as meias-finais, a disputar em 4 de outubro, dois dias antes da grande final. O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão terá início no dia 13 de outubro, sem os despromovidos Piense e Odemirense, dois lugares ocupados pelo Messejanense e pelo Ferreirense. No segundo escalão serão 34 clubes em três séries. O Alvito não se inscreveu, regressaram o Panoias, o Guadiana e o Amarelejense, estreiam-se o Louredense, o Trindade e o Aldenovense B. A prova começará no dia 21 de setembro.

 

CAMPEONATO DE PORTUGAL

Série D | 1.ª jornada

Serpa-Amora 2-4Barreirense-Moura 0-1Vendas Novas-Louletano 0-1Lusitano Évora-Lagoa 4-0Moncarapachense-Com. Indústria 5-2Fabril Barreiro-Sintrense 0-1Operário-Estrela Amadora B(*)(*) Adiado para 17/11.

 

Classificação

1.º Lusitano de Évora 32.º Moncarapachense 33.º Amora 34.º Moura 35.º Sintrense 36.º Louletano 37.º Operário 08.º Estrela Amadora B 09.º Barreirense 010.º Vendas Novas 011.º Fabril 012.º Serpa 0 13.º Comércio Indústria 014.º Lagoa 0

Próxima jornada (25/8): Estrela Amadora B-Fabril Barreiro; Sintrense-Vendas Novas; Moura-Serpa; Comércio Indústria-Barreirense; Amora-Lusitano Évora; Louletano-Moncarapachense; Lagoa- -Operário.

 

AFBeja Taça de Honra da 1.ª Divisão

Série A | 1.ª Jornada (15/09)

Aljustrelense-AldenovenseVasco da Gama-Milfontes

 

Série B | 1.ª Jornada (15/09)

Almodôvar-RenascentePenedo Gordo-Despertar

 

Série C | 1.ª Jornada (15/09)

Messejanense-Sporting de CubaFerreirense-Castrense

 

2.ª Divisão Distrital 

Série A | 1.ª Jornada (21/09)

Serpa B-Aldenovense BBairro da Conceição-AmarelejenseLouredense-São DomingosGuadiana-Cabeça GordaSalvadense-BarrancosFolga: Piense

 

Série B | 1.ª Jornada (21/09)

Figueirense-TrindadeNegrilhos-BeringelenseSão Marcos-Faro do AlentejoSete-EntradensePanoias-AlvoradaFolga: Albernoense

 

Série C | 1.ª Jornada (21/09)

Amoreiras-Gare-PereirenseAldeia dos Fernandes-Santa LuziaSantaclarense-SaboiaOurique-Santa Clara-a-NovaBoavista dos Pinheiros-Luzianes-GareNaverredondense-Odemirense

 

1.ª Divisão Distrital

1.ª Jornada (13/10)

Despertar-MessejanenseVasco da Gama-MilfontesFerreirense-RenascenteAlmodôvar-AldenovenseAljustrelense-CastrenseSporting de Cuba-Penedo Gordo

Comentários