Diário do Alentejo

Torneio de futebol infantil regressa em junho

18 de maio 2024 - 15:00
Beja Cup, o amor da cidade…
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O Beja Cup 2024 – Torneio Infantil Cidade de Beja irá decorrer nos fins de semana 8, 9 e 10 e 15 e 16 de junho. Serão quase 80 equipas de diferentes escalões competitivos, com cerca de 1200 jovens praticantes, em representação de três dezenas de clubes/escolas de futebol.

 

Texto Firmino Paixão

 

A apresentação do torneio decorreu na praça de armas do castelo de Beja com a presença de membros da comissão administrativa do Clube Desportivo de Beja, organizador do evento, também de diferentes eleitos nas autarquias da cidade, representantes das instituições parceiras da organização e uma pequena multidão de jovens atletas, tingindo de vermelho e preto as ancestrais ameias da torre de menagem do mais vetusto e simbólico monumento da velha Pax Julia. Manifestação de grande dinâmica do Clube Desportivo de Beja, potenciando e valorizando o seu trabalho na área da formação, quiçá, o mais importante e valioso recurso do seu património, admitiu Francisco Agatão, antigo atleta, hoje um símbolo do centenário emblema da rua do Sembrano.

“Foi assim ao longo da história do clube, sempre trabalhando com os escalões de formação, que prolongavam a carreira nas equipas seniores”. O atual dirigente lembrou, porém: “Neste momento não temos seniores, mas temos uma área de formação que nos dá, de facto, grandes garantias de podermos continuar a formar cada vez melhores pessoas, futuros homens e mulheres, porque o futebol feminino no clube também é uma realidade. Deixa-nos naturalmente orgulhosos e estas manifestações que acontecem no final de cada época, com a organização do Beja Cup, são sinónimos disso mesmo. Uma excelente organização, de um grupo de 12 ou 13 pessoas que pertencem à comissão administrativa do Clube Desportivo de Beja, apoiada por diferentes patrocinadores que, anualmente, nos presenteiam com o seu apoio, e também por amigos que se voluntariam para nos ajudar. Tudo isso permite que façamos na cidade de Beja um torneio de futebol infantil com a dimensão e o prestígio que o Beja Cup já conquistou a nível nacional”.

Neste primeiro pontapé de saída de um torneio dedicado ao futebol de formação que, em nove edições, já ganhou prestígio nacional, o presidente da Câmara de Beja, Paulo Arsénio, sem o esquecer, referiu: “O mérito do Clube Desportivo de Beja, nesta organização, é tremendo. Quando o clube começou a organizar o Beja Cup, enfim, digamos, copiando alguns modelos que já existiam, dificilmente imaginaríamos que, alguns anos depois, este seria já um dos torneios de referência, não só na região, onde o é certamente, mas a nível nacional”. O autarca fez notar: “Para aqui convergem clubes da região, convergem clubes nacionais, de vários escalões competitivos, incorporando também o desporto feminino como uma das valências que fazem parte desta competição”. Beja está em festa, garantiu o edil: “Beja está em festa. Beja está em grande. E o mérito é, de facto, enorme, por parte da organização e de todos os promotores que se associam a ela. Pela parte da Câmara Municipal de Beja fazemos também o nosso melhor para que o Beja Cup corra da melhor forma possível, disponibilizando os recintos desportivos, que nem sempre são suficientes – já houve necessidade até de recorrer a outros, nomeadamente, o do Bairro da Conceição. E isso significa que os recintos estarão ocupados, a hotelaria estará ocupada, a restauração estará cheia, e o que nós podemos proporcionar são as melhores condições possíveis para que a competição decorra com a maior normalidade, para que todos os nossos visitantes se sintam bem acolhidos em Beja e queiram voltar cá um dia mais tarde. O que ficará de Beja, nesses momentos, não serão só as vivências de uma competição desportiva que reunirá centenas de pessoas, mas que possa ficar mais qualquer coisa, na vontade de cada um daqueles que nos visitam”.

Comentários