O Castrense recebeu e venceu o campeão. Tendo empatado em Moura, cotou-se como a única equipa que não foi derrotada pelos mourenses. Cá por baixo, tudo decidido. O Piense e o Odemirense estão despromovidos.
Texto e Foto Firmino Paixão
Um campeão extenuado pelo ritmo do tango com que celebrou a conquista do campeonato foi derrotado no Estádio Municipal 25 de Abril, em Castro Verde, numa jornada em que se dançou a valsa dos últimos. Os últimos, está já decidido, serão o Piense Sporting Clube (na foto) e o Sport Clube Odemirense, ambos já com a despromoção para a segunda divisão sentenciada, algo que se lamenta, mas que, eventualmente, terá sido consequência de algum desinvestimento intencional em recursos humanos, que impediu uma época mais desafogada. Se houver alargamento, então, a música será outra.
Nesta penúltima ronda, dois triunfos fora de casa, o Penedo Gordo no terreno do vizinho Despertar, o Aljustrelense em São Teotónio. O Aldenovense venceu, e condenou o Odemirense, o Piense “afundou-se” na Foz do Mira.
O Almodôvar triunfou sobre o Cuba que, mesmo perdendo, tem a sobrevivência assegurada. O campeonato conclui-se no próximo dia 12.
Taça Distrito de Beja A Taça Distrito de Beja regressará no próximo domingo para disputar a quarta eliminatória, leia-se, meias-finais, com o campeão Moura a receber o Penedo Gordo e o Albernoense a abrir as portas do seu recinto, ainda pelado, o que poderá ser um trunfo nesta jornada histórica para o clube do concelho de Beja, para receber, escrevíamos, o Milfontes, emblema de escalão superior.
Os dois jogos têm o início marcado para as 16:00 horas, salvaguardando a necessidade de recurso a prolongamentos, enquanto as partidas do segundo escalão já começarão às cinco da tarde.
2.ª Divisão Distrital O Sporting Clube Ferreirense perdeu os dois primeiros pontos de uma caminhada que prometia ser integralmente vitoriosa, mas, é assim, “no melhor pano cai a nódoa”. Mas não se pode afirmar que ficou muito esborratado, porque o adversário, nesta sexta jornada da fase final, foi o Grupo Desportivo Messejanense, emblema que também está na luta por um lugar entre os eleitos para a subida de divisão. Aliás, este empate entre as duas equipas da frente veio repor a competitividade que parecia perdida.
É verdade que o Sporting Ferreirense tem cinco pontos de vantagem sobre a turma de Messejana e, admitam-nos o futurismo, o conjunto de Ferreira do Alentejo parece embalado para a conquista do título, porém, no que ao segundo lugar diz respeito (que dá igualmente acesso à subida de divisão), o Albernoense e o Barrancos reentraram na corrida.
O conjunto de Albernoa venceu, claramente, em Boavista dos Pinheiros, e ficou a apenas um ponto do Messejanense, o Barrancos ganhou, com relativa facilidade, em Santa Luzia, e ficou a dois pontos do segundo lugar e a um ponto do terceiro.
Faltam quatro jornadas para o termo da prova, estão, por isso, ainda 12 pontos em disputa e será cedo para premonições mais arriscadas. Por um lado porque, na tarde de amanhã, o Sporting Ferreirense terá uma deslocação muito difícil a Barrancos, enquanto o Albernoense jogará em casa com o Santa Luzia e o Messejanense receberá a equipa que virá de Boavista dos Pinheiros, jogos em que os visitados, pelos seus percursos até aqui, são francamente favoritos.
Taça de Honra 2.ª Divisão Distrital A Taça de Honra da 2.ª Divisão Distrital cumprirá, nas tardes de amanhã e de domingo, a última jornada.
O vencedor da prova será encontrado numa final entre as duas equipas que concluírem esta fase no primeiro lugar de cada uma das duas séries, momento competitivo para o qual a formação e Santa Clara a Nova, líder isolada, e invicta, da série B, se qualificou há algumas jornadas.
Tem sete pontos de avanço sobre um trio composto pelo Bairro da Conceição, Naverredondense e Negrilhos, sendo que, o que falta jogar será mero cumprimento de calendário. Na série A, o cenário é completamente diferente. São Marcos, Santaclarense e Serpa B, por esta ordem na classificação, têm os mesmos 12 pontos.
Segue-se o Salvadense, com nove. Portanto, será necessário aguardar pela derradeira jornada para encontrar o vencedor desta poule. O Serpa B já não joga, folga, porque as séries tinham número impar de equipas, portanto, os serpenses estão fora da corrida. Aparentemente, o primeiro lugar será decidido entre o São Marcos, que jogará na Salvada, e o Santaclarense, que receberá o Beringelense.
Prognósticos? No final das partidas…
1.ª DIVISÃO DISTRITAL
Fase única – 21.ª JORNADA
Castrense-Moura 1-0Despertar-Penedo Gordo 0-3Renascente-Aljustrelense 1-2Aldenovense-Odemirense 3-2Milfontes-Piense 4-0Almodôvar-Sporting de Cuba 2-1
Classificação
1.º Moura 532.º Castrense 493.º Penedo Gordo 344.º Milfontes 345.º Aljustrelense 316.º Aldenovense 317.º Despertar 308.º Renascente 279.º Almodôvar 2210.º Sporting de Cuba 1711.º Odemirense 1312.º Piense 12
Próxima jornada (12/5): Piense-Renascente; Odemirense-Despertar; Sporting de Cuba--Castrense; Penedo Gordo-Milfontes; Aljustrelense-Almodôvar; Moura-Aldenovense.
2.ª DIVISÃO DISTRITAL
2.ª fase | 6.ª jornada
Santa Luzia-Barrancos 1-3Boavista dos Pinheiros-Albernoense 0-3Ferreirense-Messejanense 2-2
Classificação
1.º Ferreirense 162.º Messejanense 113.º Albernoense 104.º Barrancos 95.º Santa Luzia 26.º Boavista dos Pinheiros 2
Próxima jornada (4/5): Barrancos-Ferreirense; Messejanense-Boavista dos Pinheiros; Albernoense-Santa-Luzia (1/5).
Taça de Honra 2.ª Divisão Série A | 6.ª jornada
São Marcos-Cabeça Gorda 5-0Aldeia dos Fernandes-Santaclarense 2-4Serpa B-Salvadense 6-1Folgou: Beringelense
Classificação
1.º São Marcos 122.º Santaclarense 123.º Serpa B 124.º Salvadense 95.º Beringelense 66.º Cabeça Gorda 37.º Aldeia dos Fernandes 0
Próxima jornada (4/5): Santaclarense-Beringelense; Cabeça Gorda-Aldeia dos Fernandes; Salvadense-São Marcos. Folga: Serpa B.
Série B | 6.ª jornada
Santa Clara-a-Nova-Saboia 1-1Entradense-Ourique 2-1Bairro da Conceição-Naverredondense 1-1Folgou: Negrilhos
Classificação
1.º Santa Clara-a-Nova 142.º Bairro da Conceição 73.º Naverredondense 74.º Negrilhos 75.º Entradense 66.º Saboia 57.º Ourique 3
Próxima jornada (5/5): Saboia-Entradense; Ourique-Bairro da Conceição; Naverredondense--Negrilhos. Folga: Santa Clara-a-Nova.