O Campeonato de Portugal terminará no próximo domingo, com três equipas alentejanas ainda em risco de despromoção, duas delas dependendo de terceiros. Noventa minutos verdadeiramente dramáticos.
Texto e Foto Firmino Paixão
No domingo, pelas quatro da tarde, jogar-se-á a vigésima sexta e última jornada do Campeonato de Portugal. Em cada uma das quatro séries serão conhecidos os dois clubes que avançarão para uma segunda fase, em que disputarão o título e a promoção à Liga 3, estando já apurados o Vitória de Setúbal e o Moncarapachense, no caso da série D. Serão também conhecidas, definitivamente, as sete equipas de cada série com manutenção garantida – na série D estão já assegurados o Lusitano de Évora, Louletano, Barreirense, Sintrense e O Elvas –, bem como os cinco emblemas que serão despromovidos aos campeonatos das respetivas associações regionais – neste caso, estão já condenados o Imortal, o Real Massamá e o Oriental. Porém, a série tem 14 equipas e só aqui enumeramos 10.
As restantes quatro, Fabril do Barreiro, Futebol Clube de Serpa, Vasco da Gama de Vidigueira e Juventude de Évora, ainda têm o futuro indefinido.
O Fabril e o Serpa dependem apenas de um resultado positivo nesta derradeira jornada, e um resultado positivo será, no que ao Fabril diz respeito, ganhar no seu reduto ao Louletano, e, no caso do Serpa, vencer no terreno do Barreirense. Concretizando-se estas projeções, ambos continuarão neste quarto patamar do futebol nacional e o Vasco da Gama e o Juventude descerão de divisão. Mas isso poderá não acontecer.
O Vasco da Gama joga em casa, receberá o Lusitano de Évora e, no caso de o Serpa perder, ou mesmo empatar, manter-se-á, até porque tem duas vitórias sobre os serpenses nos jogos disputados entre si. O Fabril empatou em Vidigueira (1-1) e ganhou, em casa, ao Vasco da Gama (3--0). O mesmo Fabril venceu o Juventude, no Barreiro, e empatou em Évora, também ganhou ao Serpa (3-0) e perdeu por uma bola quando veio ao Alentejo. Mas ainda temos o Juventude de Évora que, neste domingo, jogará, em casa, com o Moncarapachense. Ganhando este último jogo e, no caso de o Serpa e o Vasco da Gama não o conseguirem fazer, serão os eborenses a conseguir a manutenção.
Como se vê, existe aqui um cruzamento de resultados que obriga a um complicado exercício de matemática. Uma coisa é certa, na tarde de domingo os adeptos dos três conjuntos da região alentejana estarão de ouvidos noutros campos e de calculadora na mão e, lá pelas seis da tarde, que será a hora da despedida para uns, e de suspiro de alívio para outros, serão conhecidos os resultados finais e, por certo, serão feitas as reflexões sobre o que poderia ter sido feito de melhor, ao longo da temporada, e não foi. O futebol tem esta magia.
Associação de Futebol de Beja A terceira eliminatória da Taça Distrito de Beja deu a conhecer os quatro semifinalistas da prova, com a novidade de que se manterá entre eles uma formação da segunda divisão distrital: o Futebol Clube Albernoense.
Os quartos de final da prova tiveram, apenas, um jogo entre equipas do primeiro escalão. Por sinal, um jogo muito bem disputado pelas duas equipas, Penedo Gordo e Castrense (na foto), com a decisão a sobrar para os pontapés da marca de grande penalidade, após uma igualdade a um golo que se manteve para além do tempo regulamentar e do prolongamento. Foi igualmente através da maior eficácia na marcação de penaltis que o Albernoense venceu na Nave Redonda, após a persistência da igualdade a um golo, conseguindo uma qualificação inédita para uma fase tão adiantada desta prova.
Na cidade de Moura a equipa local bateu o Sporting Ferreirense por uma bola a zero e, em Milfontes, os “Guerreiros do Mira” golearam o Entradense por oito a zero.
Dito isto, passam às meias-finais as equipas do Albernoense, Milfontes, Moura e Penedo Gordo.
Neste primeiro domingo de abril regressarão as restantes competições regionais, à cabeça das quais o campeonato distrital da primeira divisão, que disputará a décima nona jornada, tendo como jogos de maior relevância as partidas entre o Castrense e o Penedo Gordo, oportunidade para os locais vingarem a eliminação da Taça Distrito, de que são titulares, e a deslocação do Aljustrelense ao reduto do Despertar, um prélio sempre rodeado de alguma competitividade. Prosseguirão igualmente as competições secundárias, segunda fase do campeonato (sábado) e Taça de Honra da 2.ª Divisão Distrital (sábado e domingo).
Todos os jogos se iniciarão às 16:00 horas.
CAMPEONATO DE PORTUGAL
SÉRIE D – 25.ª JORNADA
- Imortal de Albufeira-Vasco da Gama 1-2
- Louletano-Oriental 4-1
- Lusitano de Évora-O Elvas 1-1
- Moncarapachense-Barreirense 1-1
- Real Massamá-Juventude de Évora 0-2
- Serpa-Sintrense 2-2
- Vitória de Setúbal-Fabril do Barreiro 1-1
Classificação
- 1.º Vitória de Setúbal 53
- 2.º Moncarapachense 49
- 3.º Lusitano de Évora 43
- 4.º Louletano 40
- 5.º Barreirense 39
- 6.º Sintrense 39
- 7.º O Elvas 36
- 8.º Fabril do Barreiro 33
- 9.º Serpa 31
- 10.º Vasco da Gama 30
- 11.º Juventude de Évora 29
- 12.º Oriental 26
- 13.º Real Massamá 14
- 14.º Imortal 12
Próxima jornada (7/4): Juventude de Évora--Moncarapachense; Barreirense-Serpa; Vasco da Gama-Lusitano de Évora; O Elvas-Vitória de Setúbal; Oriental-Real Massamá; Fabril do Barreiro-Louletano; Sintrense-Imortal de Albufeira (6/4).
1.ª DIVISÃO DISTRITAL 1.ª FASE – 18.ª JORNADA
- Aljustrelense-Aldenovense 2-0
- Almodôvar-Despertar 2-4
- Piense-Castrense 1-3
- Penedo Gordo-Moura 0-1
- Odemirense-Sporting Cuba 1-1
- Renascente-Milfontes 0-0
Classificação
- 1.º Moura 47
- 2.º Castrense 42
- 3.º Penedo Gordo 31
- 4.º Despertar 30
- 5.º Milfontes 25
- 6.º Aljustrelense 25
- 7.º Renascente 24
- 8.º Aldenovense 22
- 9.º Sporting de Cuba 17
- 10.º Almodôvar 16
- 11.º Odemirense 12
- 12.º Piense 9
Próxima jornada (7/4): Milfontes-Almodôvar; Despertar-Aljustrelense; Moura-Odemirense; Castrense-Penedo Gordo; Sporting de Cuba- -Renascente; Aldenovense-Piense.
2.ª DIVISÃO DISTRITAL
2.ª fase | 2.ª jornada
- Santa Luzia-Albernoense 1-1
- Boavista Pinheiros-Messejanense 2-2
- Ferreirense-Barrancos 5-0
Classificação
- 1.º Ferreirense 6
- 2.º Albernoense 4
- 3.º Barrancos 3
- 4.º Messejanense 1
- 5.º Santa Luzia 1
- 6.º Boavista dos Pinheiros 1
-
Próxima jornada (6/4): Albernoense-Ferreirense; Barrancos-Messejanense; Boavista dos Pinheiros-Santa Luzia.
TAÇA DE HONRA 2.ª DIVISÃO
Série A | 2.ª jornada
- Cabeça Gorda-Santaclarense 2-4
- Salvadense-Beringelense 4-0
- Serpa B-Aldeia dos Fernandes 6-0
Folgou o São Marcos
Classificação
- 1.º Salvadense 6
- 2.º Cabeça Gorda 3
- 2.º São Marcos 3
- 2.º FC Serpa B 3
- 2.º SC Santaclarense 3
- 6.º Aldeia Fernandes 0
- 6.º Beringelense 0
Próxima jornada (6/4): Beringelense-Serpa B; Aldeia dos Fernandes-São Marcos; Santaclarense-Salvadense. Folga o Cabeça Gorda.
Série B | 2.ª jornada
- Ourique-Naverredondense 0-1
- Sabóia-Negrilhos 2-4
- Santa Clara-a-Nova-Bairro Conceição 2-2
Folgou o Entradense
Classificação
- 1.º Santa Clara-a-Nova 4
- 2.º Naverredondense 3
- 3.º Ourique 3
- 4.º Negrilhos 3
- 5.º Bairro da Conceição 2
- 6.º Saboia 1
- 7.º Entradense 0
-
Próxima jornada (7/4): Bairro da Conceição- -Entradense; Naverredondense-Sabóia; Negrilhos--Santa Clara-a-Nova.