O Vasco da Gama de Vidigueira venceu o Futebol Clube de Serpa, por uma bola a zero, e baralhou as contas da manutenção ou despromoção dos dois emblemas do distrito de Beja. O Serpa ainda só depende dos seus próprios resultados, mas o Vasco da Gama está dependente de terceiros.
Texto Firmino PaixãoFoto António Santos
André Castelhano marcou (aos 85’) o único golo do triunfo do Vasco da Gama sobre o Serpa, num jogo – com 14 minutos de tempo extra – em que a vitória dos vidigueirenses era fundamental para ainda alimentarem alguma esperança de se manterem no Campeonato de Portugal. São agora a primeira equipa abaixo da linha de fronteira entre a manutenção e a despromoção. Têm menos três pontos que o Serpa e estão a cinco do Fabril. Para continuarem neste patamar terão que lograr ocupar o lugar do Serpa ou o do Fabril. Como? Ganhando os dois jogos que faltam.
O primeiro, neste domingo, no terreno do Imortal, o que não será difícil, porque o Imortal de Albufeira está despromovido e ocupa a última posição da tabela. Depois, receber e vencer o Lusitano de Évora, terceiro classificado e, nesta altura, ainda com hipóteses de atingir o segundo lugar e aceder à fase de promoção ao escalão superior. Mas não bastará. Conquistando os seis pontos, o Vasco da Gama terá que esperar que o Serpa e o Fabril do Barreiro não ganhem as partidas que lhes faltam disputar. O Serpa está acima da linha de água, ganhando os dois jogos que tem que realizar garante a manutenção. O primeiro será no seu reduto, com o Sintrense, uma primeira final; o segundo, com maior grau de dificuldade, no terreno do Barreirense, onde os locais poderão querer vingar aquele célebre jogo de 8 de maio de 2022 (empate 2-2), em que o Serpa sobreviveu à custa da despromoção do conjunto da cidade do Barreiro. Mas atenção ao Juventude de Évora, a terceira equipa alentejana em apuros, que também quererá evitar a despromoção. Os eborenses têm 26 pontos, estão um furo abaixo do Vasco da Gama, com menos um ponto, e menos quatro que o Serpa. Ganhando os dois jogos que restam, em Massamá, e em casa com o Moncarapachense, podem interferir nas contas. Uma coisa parece certa: uma equipa alentejana, senão duas, parece estar já condenada à descida aos campeonatos regionais. Vamos ver qual, ou quais!
Associação de Futebol de Beja No rescaldo da jornada 17 do Campeonato Distrital da 1.ª Divisão assinale-se, para já, o triunfo do Renascente no “castelo” do Despertar, a vitória do Sporting de Cuba sobre o Milfontes e o ponto conquistado pelo Almodôvar em Vila Nova de São Bento. O Penedo Gordo empatou em Odemira, o Castrense venceu o Mineiro Aljustrelense e o Moura goleou o seu vizinho Piense, dando sinais de ter “encarrilado” a sua carruagem de líder isolado, já não invicto. Neste domingo, porém, terá uma deslocação nada fácil ao Penedo Gordo, ao mesmo tempo que o Castrense visitará o Piense. Difícil será, também, a viagem do Despertar para o Estádio Municipal Filipe Venâncio, em Almodôvar, tendo em conta as últimas referências deixadas pelo conjunto local. A descida do Cuba para Odemira, a presença do Aldenovense na “Vila Mineira” e o dérbi entre o Renascente e o Milfontes completam a jornada que antecederá a realização da terceira eliminatória da Taça Distrito de Beja (quartos de final).
Arrancou a segunda fase do campeonato da segunda divisão, com vitórias fáceis do Albernoense e do Barrancos, que jogaram ambos em casa, mas não tão fácil o triunfo do Ferreirense em Messejana. Na tarde de amanhã cumprir-se-á a segunda ronda, momento em que começarão a clarificar-se algumas posições, lembrando que as duas primeiras classificadas nesta fase subirão ao escalão principal. São Marcos, Salvadense, Cabeça Gorda, Ourique e Santa Clara-a-Nova arrancaram com vitórias na Taça de Honra da 2.ª Divisão.
CAMPEONATO DE PORTUGAL
SÉRIE D – 24.ª JORNADA
Fabril do Barreiro-O Elvas 2-1Barreirense-Real Massamá 4-1Lusitano de Évora-Imortal 3-0Oriental-Vitória de Setúbal 3-3Sintrense-Moncarapachense 1-2Vasco da Gama-Serpa 1-0Juventude de Évora-Louletano 0-1
Classificação
1.º Vitória de Setúbal 522.º Moncarapachense 483.º Lusitano de Évora 424.º Barreirense 385.º Louletano 376.º Sintrense 367.º O Elvas 358.º Fabril do Barreiro 329.º Serpa 3010.º Vasco da Gama 2711.º Juventude de Évora 2612.º Oriental 2613.º Real Massamá 1414.º Imortal 12
Próxima jornada (24/3): Imortal-Vasco da Gama; Louletano-Oriental; Lusitano de Évora-O Elvas; Moncarapachense-Barreirense; Real-Juventude de Évora; Serpa-Sintrense; Vitória de Setúbal-Fabril do Barreiro.
1.ª DIVISÃO DISTRITAL
1.ª FASE – 17.ª JORNADA
Odemirense-Penedo Gordo 1-1Castrense-Aljustrelense 1-0Aldenovense-Almodôvar 1-1Moura-Piense 4-0Sporting de Cuba-Milfontes 1-0Despertar-Renascente 2-4
Classificação
1.º Moura 442.º Castrense 393.º Penedo Gordo 314.º Despertar 275.º Milfontes 246.º Renascente 237.º Aldenovense 228.º Aljustrelense 229.º Almodôvar 1610.º Sporting de Cuba 1611.º Odemirense 1112.º Piense 9
Próxima jornada (24/3): Aljustrelense- -Aldenovense; Almodôvar-Despertar; Piense- -Castrense; Penedo Gordo-Moura; Odemirense--Sporting de Cuba; Renascente-Milfontes.
2.ª DIVISÃO DISTRITAL
2.ª fase | 1.ª jornada
Messejanense-Ferreirense 0-1Albernoense-Boavista dos Pinheiros 2-0Barrancos-Santa Luzia 3-0
Classificação
1.º Barrancos 32.º Albernoense 33.º Ferreirense 14.º Messejanense 05.º Boavista dos Pinheiros 06.º Santa Luzia 0
Próxima jornada (23/3): Santa Luzia--Albernoense; Boavista dos Pinheiros- -Messejanense; Ferreirense-Barrancos.
Taça de Honra 2.ª Divisão
Série A | 1.ª jornada
São Marcos-Serpa B 4-1Aldeia dos Fernandes-Salvadense 0-2Beringelense-Cabeça Gorda 0-1Folgou o Santaclarense
Classificação
1.º São Marcos 32.º Salvadense 33.º Cabeça Gorda 34.º Santaclarense 05.º Beringelense 06.º Aldeia dos Fernandes 07.º Serpa B 0
Próxima jornada (24/3): Cabeça Gorda-Santaclarense; Salvadense-Beringelense; Serpa B-Aldeia dos Fernandes (23/3). Folga o São Marcos.
Série B | 1.ª jornada
Negrilhos-Ourique 0-3Bairro da Conceição-Saboia 2-2Entradense-Santa Clara-a-Nova 2-3Folgou o Naverredondense
Classificação
1.º Ourique 32.º Santa Clara-a-Nova 33.º Saboia 14.º Bairro da Conceição 15.º Naverredondense 06.º Entradense 07.º Negrilhos 0
Próxima jornada (23/3): Ourique- -Naverredondense; Saboia-Negrilhos; Santa Clara--a-Nova-Bairro da Conceição. Folga o Entradense.