Diário do Alentejo

Resultados e classificações: Futebol Clube de Serpa e Vasco da Gama, de Vidigueira, fazem contas à vida com um dérbi à vista

15 de março 2024 -
Venha a calculadoraFoto| Firmino Paixão

Vamos entrar na antepenúltima jornada do Campeonato de Portugal com o Serpa e o Vasco da Gama sem a manutenção assegurada. Os serpenses dependem apenas de si próprios, mas os vidigueirenses estão, ainda, dependentes das suas conquistas e dos resultados de terceiras equipas.

 

Texto e Foto Firmino Paixão

 

Serão três verdadeiras finais. A primeira delas acontecerá já neste domingo, no Estádio Municipal de Vidigueira, onde a equipa local receberá o Serpa. Uma partida que ambos precisam de vencer. Na primeira volta, em Serpa, ganhou o Vasco da Gama por 2-1. As duas equipas chegam a este dérbi vindas de dois empates sem golos. O Serpa, em casa, com o Lusitano de Évora, e o Vasco da Gama regressando de Moncarapacho com um ponto, após uma igualdade a zero, ainda assim insuficiente para ultrapassar o Oriental e o Juventude de Évora, emblemas que o precedem na tabela, também em zona de despromoção. O jogo deste domingo, entre as duas equipas do distrito de Beja, assume, assim, uma importância vital para ambos, sendo que a margem de erro dos visitados é menor do que a dos visitantes.

O Vasco da Gama terá ainda que visitar o Imortal, já despromovido, tal como o Real Futebol Clube, de Massamá, e receber o Lusitano de Évora. O Serpa, por seu lado, se vencer em Vidigueira e o Juventude perder em casa com o Louletano (que precisa de vencer para carimbar a permanência), garantirá a manutenção. Nos últimos dois jogos receberá o Sintrense e jogará no terreno do Barreirense. O Vitória de Setúbal, líder da série D, já garantiu a presença na competição de acesso à Liga 3. Moncarapachense, Lusitano de Évora, Sintrense, O Elvas e Barreirense já confirmaram a permanência neste campeonato.

 

1.ª Divisão distrital O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja dobrou a jornada 16, expondo um período menos bom pelo qual atravessa o líder. Na visita ao Municipal de Aljustrel, onde defrontaram os tricolores, deixaram mais dois pontos, com um empate a uma bola conseguido já nos últimos minutos de jogo. Como o Castrense ganhou em Almodôvar, interrompendo o estado de graça do técnico João Nunes, a vantagem do Moura, para a turma de Castro Verde, diminuiu para cinco pontos (já foi de 10), tal como diminuiu para 11 o diferencial para o Penedo Gordo, que jogou em casa e goleou o Cuba. O Milfontes ganhou ao Despertar e subiu ao quinto posto da tabela, por troca com o Aljustrelense, e o Aldenovense arrancou um empate, a uma bola, no terreno do Renascente. O Piense goleou o Odemirense e, sem ter ainda abandonado o último lugar da pauta, dá bons sinais de uma eventual recuperação. O dérbi Moura versus Piense e o clássico Castrense versus Aljustrelense animam o quadro de jogos da ronda deste domingo.

 

2.ª Divisão distrital A fase final do campeonato distrital da segunda divisão terá início neste fim de semana, com as seis equipas (duas primeiras classificadas de cada série da fase preliminar) englobadas numa série única, para, em 10 jornadas, discutirem o acesso ao escalão principal (as duas primeiras classificadas) e o título de campeão neste escalão (o vencedor deste mini campeonato). O Ferreirense, única das seis equipas que não sofreu qualquer derrota na primeira fase e a que tem o ataque mais realizador e a defesa menos batida, assumir-se-á, certamente, como principal favorita ao triunfo final. Contudo, terá que o provar dentro de campo e, logo nesta primeira jornada, quando viajar para Messejana, no jogo de abertura desta etapa complementar, que oporá também o Albernoense ao Juventude Boavista dos Pinheiros e levará o Santa Luzia para o reduto do Barrancos. Os três jogos estão marcados para a tarde de amanhã.

Paralelamente a esta fase final do campeonato do escalão secundário terá início, também, a Taça de Honra da 2.ª Divisão, competição que conseguiu reunir a participação de 14 clubes. Recorde-se que o campeonato foi disputado por 29 emblemas, seis dos quais transitaram para a segunda fase e nove (Alvito, Alvorada, Amoreiras-Gare, Faro do Alentejo, Figueirense, Luzianes--Gare, Pereirense, São Domingos e Sete) abdicaram de participar nesta taça, dando por concluída a sua época desportiva 2023/2024. A prova será disputada por duas séries de sete equipas, em sete jornadas, e estará concluída no início de maio. Na tarde de amanhã disputam-se as partidas da série A, no domingo realizam-se os jogos da série B. Santaclarense e Naverredondense folgam nesta ronda inaugural.

 

CAMPEONATO DE PORTUGAL

SÉRIE D – 23.ª JORNADA

Real Massamá-Sintrense 0-1Moncarapachense-Vasco da Gama 0-0Serpa-Lusitano de Évora 0-0Vitória de Setúbal-Juventude de Évora 3-0Fabril do Barreiro-Oriental 2-2O Elvas-Imortal de Albufeira 2-1Louletano-Barreirense 0-0

 

Classificação

1.º Vitória de Setúbal 512.º Moncarapachense 453.º Lusitano de Évora 394.º Sintrense 385.º O Elvas 356.º Barreirense 357.º Louletano 348.º Serpa 309.º Fabril do Barreiro 2910.º Juventude de Évora 2611.º Oriental 2512.º Vasco da Gama 2413.º Real Massamá 1414.º Imortal de Albufeira 12

 

Próxima jornada (17/3): Fabril do Barreiro-O Elvas; Barreirense-Real Massamá; Lusitano de Évora- -Imortal de Albufeira; Oriental-Vitória de Setúbal; Sintrense-Moncarapachense; Vasco da Gama-Serpa; Juventude de Évora-Louletano.

 

1.ª DIVISÃO DISTRITAL

1.ª FASE – 16.ª JORNADA

Milfontes-Despertar 1-0Renascente-Aldenovense 1-1Aljustrelense-Moura 1-1Piense-Odemirense 5-2Penedo Gordo-Sporting de Cuba 4-0Almodôvar-Castrense 1-2

 

Classificação

1.º Moura 412.º Castrense 363.º Penedo Gordo 304.º Despertar 275.º Milfontes 246.º Aljustrelense 227.º Aldenovense 218.º Renascente 209.º Almodôvar 1510.º Sporting de Cuba 1311.º Odemirense 1012.º Piense 9

 

Próxima jornada (17/3): Odemirense-Penedo Gordo; Castrense-Aljustrelense; Aldenovense--Almodôvar; Moura-Piense; Sporting de Cuba- -Milfontes; Despertar-Renascente.

 

2.ª DIVISÃO DISTRITAL

2.ª fase | 1.ª jornada (16/3)

Messejanense-FerreirenseAlbernoense-Boavista dos PinheirosBarrancos-Santa Luzia

 

Taça de Honra 2.ª Divisão

Série A | 1.ª jornada (16/3)

São Marcos-Serpa BAldeia dos Fernandes-SalvadenseBeringelense-Cabeça GordaFolga o Santaclarense

 

Série B | 1.ª jornada (17/3)

Negrilhos-OuriqueBairro Conceição-SaboiaEntradense-Santa Clara-a-NovaFolga o Naverredondense

Comentários