Diário do Alentejo

Resultados e classificações: Futebol Clube de Serpa jogará em Albufeira e o Vasco da Gama de Vidigueira receberá o Real

01 de março 2024 -
Se o futebol fosse poesia…Foto| Firmino Paixão

O Futebol Clube de Serpa e o Vasco da Gama, ambos derrotados, marcaram passo no processo de recuperação. O tempo vai ficando curto. O Moura mantém a invencibilidade, o Castrense “pescou” pontos no terreno do Milfontes e o Penedo Gordo atingiu o pódio. Estão já encontrados os seis finalistas do Campeonato Distrital da 2.ª Divisão.

 

Texto e Foto Firmino Paixão

 

“Se ao menos uma vez o poeta ordenasse”, os campeões seriam imortais. O verso, que aspamos, abre um poema que o campeão europeu Artur Jorge nos legou no seu livro Vértice da Água (Edições O Jornal, Lisboa, 1983). O antigo futebolista, selecionador nacional e primeiro treinador português a tornar-se campeão europeu de clubes (1986/1987), deixou-nos recentemente. Seria, assim, se o futebol fosse poesia. Como não o é, aqui fica, apenas, a inevitável e justa homenagem a uma grande figura do futebol português.

Agora fixemo-nos no reino dos vivos. O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja dobrou a décima quarta jornada, sobrando ainda oito para que se complete a fase preliminar da competição. Um campeonato com pouca história.

Ou melhor, uma competição cujas estórias estão a ser escritas, a solo, pelo Moura Atlético Clube, tal a supremacia que, até ao momento, tem exibido no seu e nos outros campos do distrito.

Um adepto do clube lamentava-se, um destes dias, num palco onde assistimos a uma partida do clube, naturalmente longe daquela cidade: “Como não temos jogadores da terra, andamos atrás do emblema”. Não será bem assim, porque o Moura, não tendo muitos, sempre tem um ou outro atleta local.

Lembrámos-lhe o nome de Tó Miguel. “Pois, mas esse é de Safara”, admitiu. Nasceu em Safara, vive e trabalha em Moura e é um exemplo de dedicação ao clube, justificação que baste para arrastar multidões atrás de si e do emblema da cidade de Salúquia.

Nesta caminhada que se prevê gloriosa, que deverá (a menos que aconteça algo de inesperado) terminar no regresso do clube aos palcos nacionais, a equipa contornou mais um obstáculo. Venceu no difícil campo da Figueiras, em São Teotónio, com um tento solitário marcado pelo jovem senegalês Abdoul Ndoye, que já leva uma dezena de golos marcados desde que vestiu aquela camisola. Os mourenses mantêm assim a vantagem de 10 pontos sobre o segundo classificado, tudo porque o Castrense também conquistou uma importante vitória no terreno do Milfontes, mantendo-se, ainda que à distância, como a principal ameaça à liderança da formação orientada por José Luís Prazeres.

Outro destaque da jornada foi o triunfo conseguido pelo Penedo Gordo no Municipal de Aljustrel.

A formação de António Calatróia (na foto) assinou a terceira vitória da época sobre os tricolores, duas em Aljustrel, uma em casa, duas para o campeonato, uma para a Taça de Honra, e tem novo confronto marcado para 20 de abril, em Serpa, na final a quatro desta competição.

O Almodôvar, surpresa, ou talvez não, também venceu o Odemirense, mas, surpreendente terá sido mesmo o triunfo do Aldenovense no reduto do Despertar. O Piense recebeu o Sporting de Cuba, empatou a uma bola, naquele que foi o seu terceiro jogo sem derrotas. Mas o empate soube a pouco. A jornada que se segue, marcada já para este domingo, tem um calendário de aparente tranquilidade, leia-se, falta de competitividade.

No segundo escalão, antes da derradeira jornada da fase preliminar da prova, está definido o sexteto de finalistas que lutarão pelo título e pela promoção ao escalão principal (duas vagas) e são eles: Albernoense, Barrancos, Ferreirense, Messejanense, Santa Luzia e Boavista dos Pinheiros.

 

CAMPEONATO DE PORTUGAL

SÉRIE D – 21.ª JORNADA

Vitória de Setúbal-Sintrense 2-0Fabril Barreiro-Barreirense 0-1O Elvas-Serpa 1-0Moncarapachense-Imortal 3-0Oriental-Juventude Évora 1-3Real-Lusitano de Évora 0-2Louletano-Vasco da Gama 2-1

Classificação

1.º Vitória de Setúbal 452.º Moncarapachense 433.º Lusitano de Évora 374.º Barreirense 345.º Sintrense 346.º Louletano 327.º O Elvas 328.º Fabril do Barreiro 279.º Serpa 2610.º Juventude de Évora 2511.º Oriental 2112.º Vasco da Gama 2013.º Real Massamá 1414.º Imortal de Albufeira 12

Próxima jornada (3/3): Barreirense-Vitória de Setúbal; Juventude de Évora-Fabril do Barreiro; Lusitano de Évora-Moncarapachense; Oriental-O Elvas; Vasco da Gama-Real; Imortal de Albufeira--Serpa; Sintrense-Louletano.

 

1.ª DIVISÃO DISTRITAL

1.ª FASE – 14.ª JORNADA

Despertar-Aldenovense 1-3Milfontes-Castrense 1-2Renascente-Moura 0-1Almodôvar-Odemirense 3-1Piense-Sporting de Cuba 1-1Aljustrelense-Penedo Gordo 0-1

 

Classificação

1.º Moura 402.º Castrense 303.º Penedo Gordo 244.º Despertar 245.º Milfontes 216.º Renascente 197.º Aljustrelense 188.º Aldenovense 179.º Sporting de Cuba 1310.º Almodôvar 1211.º Odemirense 1012.º Piense 6

Próxima jornada (3/3): Moura-Almodôvar; Penedo Gordo-Piense; Aldenovense-Milfontes; Odemirense-Aljustrelense; Castrense- -Renascente; Sporting de Cuba-Despertar. 

 

2.ª DIVISÃO DISTRITAL

SÉRIE A – 17.ª JORNADA

Cabeça Gorda-Alvito 6-0Albernoense-Bairro Conceição 0-0Beringelense-Salvadense 0-1São Domingos-Faro Alentejo 1-2Barrancos-Serpa B 7-0

Classificação

1.º Albernoense 442.º Barrancos 383.º Bairro da Conceição 344.º Salvadense 325.º Faro do Alentejo 296.º Serpa B 257.º Cabeça Gorda 188.º São Domingos 149.º Beringelense 1310.º Alvito 0

Próxima jornada (2/3): Bairro da Conceição--Beringelense; Salvadense-Barrancos; Serpa B-Cabeça Gorda; Alvito-São Domingos; Faro do Alentejo-Albernoense.

SÉRIE B – 17.ª JORNADA

Negrilhos-Ferreirense 0-2Alvorada-Messejanense 0-8Figueirense-Entradense 0-3Aldeia dos Fernandes-Sete 0-1São Marcos-Santa Clara a Nova 4-0

Classificação

1.º Ferreirense 472.º Messejanense 403.º Negrilhos 354.º São Marcos 325.º Figueirense 236.º Santa Clara-a-Nova 227.º Entradense 218.º Alvorada 139.º Desportivo de Sete 610.º Aldeia dos Fernandes 5

Próxima jornada (3/3): Messejanense-São Marcos; Sete-Figueirense; Ferreirense-Aldeia dos Fernandes; Santa Clara-a-Nova-Negrilhos; Entradense-Alvorada.

 

SÉRIE C – 17.ª JORNADA

Pereirense-Saboia 1-1Naverredondense-Boavista Pinheiros 0-2Ourique-Amoreiras-Gare 2-0Santaclarense-Santa Luzia 0-5Folgou o Luzianes-Gare

Classificação

1.º Santa Luzia 382.º Boavista dos Pinheiros 373.º Naverredondense 324.º Ourique 245.º Saboia 216.º Santaclarense 187.º Luzianes-Gare 98.º Pereirense 89.º Amoreiras-Gare 6

Próxima jornada (2/3): Luzianes-Gare- -Pereirense; Saboia-Ourique; Amoreiras-Gare--Santaclarense; Santa Luzia-Naverredondense. Folga o Boavista dos Pinheiros.

Comentários