Diário do Alentejo

Resultados e classificações: Futebol Clube de Serpa derrotou o Louletano, mas o Vasco da Gama de Vidigueira empatou com o Oriental

09 de fevereiro 2024 - 08:00
Quase perfeito...Foto| Firmino Paixão

Num tempo em que todos os pontos valem ouro, as equipas deste distrito conquistaram apenas quatro dos seis pontos em disputa. A oito jornadas do final do Campeonato de Portugal, o Serpa e o Vasco da Gama, não dependendo de terceiros, ainda permanecem na zona de despromoção.

 

Texto e Foto Firmino Paixão

 

A décima oitava das 26 jornadas do Campeonato de Portugal colocou as duas equipas sul-alentejanas a jogar nos seus recintos. O Futebol Clube de Serpa, vindo de uma derrota, tangencial, no Estádio do Bonfim, terreno do líder, isolado, da série D, abriu as portas do Campo de Jogos Manuel Baião ao emblema do Louletano. Os algarvios chegaram a Serpa no quarto lugar da tabela, perderam por duas bolas a uma, e baixaram ao degrau abaixo. Os locais fizeram o percurso inverso, subiram dois lugares na pauta dos pontos, do décimo segundo ao décimo posto, espreitando a zona de tranquilidade, de onde ficaram à distância de dois escassos pontos. Mas é preciso dizer que o Serpa fez um grande jogo frente ao Louletano. É verdade que a equipa de Loulé entrou melhor, pressionando intensamente o setor mais recuado da formação alentejana, com transições rápidas e trocas de bola muito eficazes, mas o Serpa soube ultrapassar esse período de maior aperto, equilibrou as operações e, sem surpresa, chegou ao primeiro golo aos 36 minutos, por intermédio do incansável ponta-de-lança António Xavier. O segundo tento só não aconteceu ao cair do pano do primeiro tempo porque a travessão da baliza dos algarvios se opôs a que isso acontecesse.

Na dobra do primeiro terço do período complementar, o Louletano apanhou os locais em contrapé e empatou. Na reação, o Serpa desperdiçou algumas oportunidades e só perto do apito final conseguiu pôr justiça no resultado, com um segundo golo assinado por Rafael Baião. Uma vitória sofrida, mas plena de justiça. O próximo compromisso será, neste domingo, em Massamá, no terreno do Real, que é o penúltimo da tabela, o que nos leva a acreditar que os serpenses não regressarão à região alentejana de “mãos a abanar”.

O Vasco da Gama, de Vidigueira, recebeu a turma do Oriental e consentiu um empate a uma bola. Os lisboetas eram um alvo a abater, porquanto estavam, exatamente, uma posição acima do conjunto vidigueirense, apenas com mais um ponto e, daí, a necessidade de vencer este que será, seguramente, um adversário direto na luta pela manutenção.

Logo aos 10 minutos o Oriental fez funcionar um marcador, deixando o conjunto alentejano a correr atrás do prejuízo. Porém, ainda na primeira parte, Marco Castelhano fez o golo da igualdade, resultado que subsistiu até ao final da partida. Voaram dois pontos que deveriam ter ficado em Vidigueira. Os dois emblemas mantiveram, entre si, a distância de um ponto e foram ambos ultrapassados pelo Serpa, pelo que foi inevitável a queda de um degrau na tabela.

O Vasco da Gama jogará, amanhã, no Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro, frente à equipa do Fabril, oitavo da pauta, uma partida de onde seria importante sair com pontos, porque, daqui até ao final da prova, todos os pontos contam e, quando não o fazemos em casa, pontuar fora pode ser um remedeio.

Relativamente aos restantes clubes da região alentejana, verifica-se que o Juventude de Évora (perdeu em Sintra) tem vindo a cair na classificação, sendo agora a primeira equipa acima da denominada “linha de água”, ou seja, a fronteira entre a manutenção e a despromoção. No domingo receberá o Barreirense.

O Elvas tem feito uma surpreendente segunda volta – já não perde desde 8 de outubro (sexta jornada) –, estando, por isso, há 12 jornadas consecutivas a pontuar, tendo já alcançado o sétimo posto na classificação. Na próxima jornada receberá o Moncarapachense, segundo classificado, atrás do líder isolado Vitória de Setúbal.

O Lusitano de Évora consentiu um empate caseiro diante do Fabril, mantendo-se na terceira posição, mas já um pouco distante dos dois primeiros, pelo menos até domingo, altura em que visitará o Vitória sadino.

 

Associação de Futebol de Beja O Campeonato Distrital da 1.ª Divisão regressa neste domingo para disputa da décima segunda jornada, de cujo quadro de jogos se destaca a deslocação do líder, Moura, à cidade de Beja, para defrontar o Despertar, que é a terceira equipa na classificação. O Castrense, segundo, viajará para Vila Nova de São Bento, enquanto o Penedo Gordo também terá tarefa difícil, em São Teotónio. Destaque-se, porém, o dérbi que terá lugar na foz do Mira, entre o Milfontes e o Odemirense. A ronda ficará completa com as deslocações do Piense para Almodôvar e do Sporting de Cuba a Aljustrel.

No escalão secundário realizaram-se três jogos em atraso (Beringelense-São Domingos, 2-0; Albernoense-Cabeça Gorda, 1-0 e São Domingos Albernoense, 1-3) e um antecipado à ronda deste fim de semana (Alvorada-Ferreirense, 0-11), em que o campeonato regressará à normalidade competitiva.

 

CAMPEONATO DE PORTUGAL

SÉRIE D | 18.ª JORNADA

Moncarapachense-Real Massamá 1-0Barreirense-O Elvas 0-2Sintrense-Juventude de Évora 1-0Imortal de Albufeira-Vitória de Setúbal 0-3Vasco da Gama-Oriental 1-1Lusitano de Évora-Fabril do Barreiro 0-0Serpa-Louletano 2-1

 

Classificação

1.º Vitória de Setúbal 412.º Moncarapachense 373.º Lusitano de Évora 304.º Sintrense 305.º Louletano 276.º Barreirense 277.º O Elvas 268.º Fabril do Barreiro 239.º Juventude de Évora 2210.º Serpa 2011.º Oriental 2012.º Vasco da Gama 1913.º Real Massamá 1314.º Imortal de Albufeira 10

Próxima jornada (11/2): Louletano-Imortal de Albufeira; Juventude de Évora-Barreirense; Oriental-Sintrense; Real Massamá-Serpa; Vitória de Setúbal-Lusitano de Évora; O Elvas- -Moncarapachense; Fabril do Barreiro-Vasco da Gama (10/2).

 

2.ª DIVISÃO DISTRITAL

SÉRIE A | 15.ª JORNADA (10/1)

São Domingos-SalvadenseCabeça Gorda-Faro do AlentejoBeringelense-BarrancosAlbernoense-Serpa BAlvito-Bairro da Conceição

 

SÉRIE B | 15.ª JORNADA (11/1)

Figueirense-Santa Clara-a-NovaSão Marcos-NegrilhosSete-MessejanenseAldeia Fernandes-Entradense

 

SÉRIE C | 15.ª JORNADA (10/1)

Ourique-Boavista dos PinheirosPereirense-Santa LuziaLuzianes-Gare-Amoreiras-GareSantaclarense-NaverredondenseFolga o Saboia

Comentários