Um ponto é pouco. Pou-quíssimo! Um ponto é, apenas, uma migalha que acrescenta um valor relativo, e menor segurança, ao trajeto competitivo. Ou vencem quase todos os jogos em casa e conquistam pontos no terreno dos adversários ou dificilmente atingirão os objetivos de manutenção.
Texto Firmino Paixão
O Real Massamá e o Fabril do Barreiro são duas equipas da segunda metade da tabela na série D do Campeonato de Portugal. São dois adversários de bitola semelhante ao Serpa e ao Vasco da Gama de Vidigueira. O Serpa recebeu “sua alteza” Real, entrou a perder, empatou antes do intervalo, sofreu novo golo no segundo tempo, andou atrás do prejuízo e lá conseguiu uma grande penalidade que lhe deu o empate e o ponto.
O Vasco da Gama jogou em casa com o Fabril (na foto). A equipa da margem sul fechou-se bem mas, numa falha defensiva, os alentejanos adiantaram-se no marcador. Foi “sol de pouca dura”, porque, poucos minutos depois, os barreirenses empataram, numa oferta do guardião local. No segundo tempo, a equipa da casa desperdiçou uma grande penalidade e a igualdade prevaleceu até ao apito final. E pronto, uns e outros, não terão feito o suficiente para que os pontos ficassem na região.
Nos restantes jogos com equipas alentejanas, o Juventude ganhou no Barreiro, o Lusitano foi derrotado, em casa, pelo Vitória de Setúbal e O Elvas perdeu em Moncarapacho. O líder Moncarapachense e o vice-líder Vitória de Setúbal vão distanciando-se das restantes equipas da tabela. O Lusitano e o Juventude ainda permanecem no primeiro bloco, Vasco da Gama (10.º), O Elvas (12.º) e Serpa (14.º) continuam na zona de despromoção. O Campeonato de Portugal prosseguirá só no dia 28 deste mês. De permeio fica uma semana de descanso e outra dedicada à Taça de Portugal.
1.ª DIVISÃO DISTRITAL
Dobrada a segunda ronda do principal campeonato da Associação de Futebol de Beja, confirma-se a predisposição vitoriosa do Moura e com margens folgadas, depois dos 5-0 ao Despertar e do 3-0 no terreno do Milfontes. O Aljustrelense também venceu folgadamente a turma do Piense, e ambos permanecem, invictos, no topo da tabela. O Penedo Gordo surpreendeu o Almodôvar, o Renascente venceu o vizinho Odemirense que, a par do Sporting de Cuba, derrotado em Vila Nova de São Bento, continuam sem pontuar. O Despertar recebeu e venceu o Castrense.
Neste fim de semana disputa-se a 1.ª eliminatória da Taça Distrito de Beja, com cinco jogos agendados para a tarde de amanhã e os restantes para domingo, num como noutro caso, com início às 16:00 horas. Destacam-se os dois jogos entre clubes do escalão principal, em Beja e no Penedo Gordo, mas o quadro completo da ronda é o seguinte: Beringelense-Amoreiras-Gare (14/10); Ferreirense-São Marcos (14/10); Castrense-Negrilhos (14/10); Santa Luzia-Alvorada (14/10); Bairro da Conceição-Aldeia dos Fernandes (14/10); Naverredondense-Sporting de Cuba; Sete-Figueirense; San- taclarense-Entradense; Despertar-Milfontes; Alvito-Piense; Alber-noense-Odemirense; Penedo Gordo-Aldenovense; Cabeça Gorda-Almodôvar; Ourique-Boavista dos Pinheiros; Santa Clara-a-Nova-Moura; Saboia-Renascente.
No segundo escalão sobressaem as lideranças, invictas, do Albernoense, Salvadense, São Marcos, Ourique e Naverre- dondense.
CAMPEONATO DE PORTUGAL
SÉRIE D – 6.ª JORNADA
- Barreirense-Juventude de Évora 1-2
- Lusitano de Évora-Vitória Setúbal 0-1
- Vasco da Gama Vidigueira-Fabril 1-1
- Moncarapachense-O Elvas 2-1
- Sintrense-Oriental 2-2
- Imortal Albufeira-Louletano 1-2
- FC Serpa-Real Massamá 2-2
Classificação
- 1.º Moncarapachense 16
- 2.º Vitória de Setúbal 15
- 3.º Sintrense 12
- 4.º Lusitano de Évora 11
- 5.º Juventude de Évora 11
- 6.º Oriental 11
- 7.º Louletano 10
- 8.º Fabril do Barreiro 8
- 9.º Barreirense 7
- 10.º Vasco da Gama 5
- 11.º Real Massamá 4
- 12.º O Elvas 2
- 13.º Imortal de Albufeira 2
- 14.º Serpa 1
1.ª DIVISÃO DISTRITAL
2.ª JORNADA
- Milfontes-Moura 0-3
- Despertar-Castrense 2-1
- Renascente-Odemirense 1-0
- Almodôvar-Penedo Gordo 1-3
- Aljustrelense-Piense 3-0
- Aldenovense-Sporting Cuba 2-0
Classificação
- 1.º Moura 6
- 2.º Aljustrelense 6
- 3.º Penedo Gordo 4
- 4.º Renascente 4
- 5.º Despertar 3
- 6.º Castrense 3
- 7.º Milfontes 3
- 8.º Aldenovense 3
- 9.º Almodôvar 1
- 10.º Piense 1
- 11.º Odemirense 0
- 12.º Sporting de Cuba 0
Próxima jornada (22/10):
Castrense-Milfontes; Aldenovense-Despertar; Moura-Renascente; Sporting de Cuba-Piense; Odemirense-Almodôvar; Penedo Gordo-Aljustrelense.
2.ª DIVISÃO DISTRITAL
SÉRIE A – 2.ª JORNADA
- Serpa B-Bairro da Conceição 0-2
- Cabeça Gorda-Salvadense 2-3
- Barrancos-Faro do Alentejo 2-1
- Albernoense-São Domingos 7-0
- Beringelense-Alvito 3-0
Classificação
- 1.º Albernoense 6
- 2.º Salvadense 6
- 3.º Bairro da Conceição 4
- 4.º Barrancos 4
- 5.º Faro do Alentejo 3
- 6.º Cabeça Gorda 3
- 7.º Beringelense 3
- 8.º Serpa B 0
- 9.º São Domingos 0
- 10.º Alvito 0
Próxima jornada (21/10):
Alvito-Barrancos; São Domingos-Beringelense; Faro do Alentejo- -Serpa B; Bairro da Conceição-Salvadense; Cabeça Gorda-Albernoense.
SÉRIE B – 2.ª JORNADA
- Alvorada-Figueirense 2-2
- Negrilhos-Entradense 5-1
- São Marcos-Sete 9-0
- Ferreirense-Messejanense 0-0
- Aldeia Fernandes-Santa Clara-a-Nova 2-2
Classificação
- 1.º São Marcos 6
- 2.º Figueirense 4
- 3.º Ferreirense 4
- 4.º Messejanense 4
- 5.º Alvorada 4
- 6.º Negrilhos 3
- 7.º Santa Clara-a-Nova 1
- 8.º Aldeia dos Fernandes 1
- 9.º Entradense 0
- 10.º Sete 0
Próxima jornada (22/10)
Entradense-Ferreirense; Messejanense-Santa Clara-a-Nova; Figueirense-São Marcos; Sete-Negrilhos; Aldeia dos Fernandes-Alvorada.
SÉRIE C – 2.ª JORNADA
- Santaclarense-Luzianes-Gare 3-1
- Ourique-Pereirense 5-2
- Naverredondense-Saboia 2-0
- Boavista Pinheiros-Amoreiras-Gare 2-1
- Folgou: Santa Luzia.
Classificação
- 1.º Ourique 6
- 2.º Naverredondense 6
- 3.º Boavista dos Pinheiros 4
- 4.º Saboia 3
- 5.º Santaclarense 3
- 6.º Santa Luzia 1
- 7.º Amoreiras-Gare 0
- 8.º Pereirense 0
- 9.º Luzianes-Gare 0
Próxima jornada (21/10):
Luzianes-Gare-Naverredondense; Pereirense-Santaclarense; Sabóia-Boavista dos Pinheiros; Amoreiras-Gare-Santa Luzia. Folga: Ourique.