Diário do Alentejo

Resultados/Classificações: Os desafios do novo ano

06 de janeiro 2023 - 10:00
Campeonato de Portugal e competições regionais estão de regresso
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

O futebol regional e nacional está de volta em toda a sua plenitude. O Vasco da Gama, de Vidigueira, receberá, amanhã, o Praiense e o Serpa jogará, no domingo, em Angra do Heroísmo. No plano regional, o foco estará na viagem do Despertar para o recinto do Futebol Clube Castrense.

 

Texto Firmino Paixão

 

Um novo ano, outros desafios e novas emoções. O futebol está de regresso. O Campeonato de Portugal é o primeiro a dar o pontapé de saída, com esse jogo antecipado, no dia e na hora, entre o Vasco da Gama de Vidigueira e o Praiense, equipa insular, da cidade de Praia da Vitória.

 

A partida, relativa à 13.ª jornada, joga-se neste sábado, no Estádio Municipal de Vidigueira, e terá início às 14:00 horas. Duas equipas que ocupam a mesma zona da tabela classificativa, o Vasco da Gama é 8.º, com 16 pontos, o Praiense é o 9.º, com 14. Não será um jogo fácil para os alentejanos, mas, jogando em casa e contando com o habitual apoio entusiasta do seu público, estarão reunidas as condições para abrir o novo ano com sucesso.

 

O Futebol Clube de Serpa fará o percurso inverso ao do adversário do Vidigueira. Viaja para a costa sul da ilha Terceira onde, na bonita e histórica cidade de Angra do Heroísmo, enfrentará o Sport Clube Angrense. O Serpa chegará aos Açores no 4.º lugar da tabela, com 20 pontos, o dobro dos que o seu adversário conquistou até ao momento.

 

O Futebol Clube de Serpa aproveitou este período de folga, na transição entre o ano velho e o novo ano, e reforçou o seu setor defensivo. Viu chegar o jovem guardião Fábio Matos, de 21 anos, jogador que se iniciou no Olivais e Moscavide e se formou no Murteirense (Loures) – que, até aqui, representava o Guarda Desportiva Futebol Clube –, mas também um peso pesado para o esteio da defesa, o nigeriano Sunday Akoh, de 27 anos, ex-Associação Desportiva de Machico. S

 

ão dados que permitem construir a ideia de que a turma serpense poderá regressar a casa com alguns pontos na bagagem. Este jogo terá lugar no domingo, às 11:00 horas.

 

Muito curioso será também o reencontro entre o atual líder da série D, o Lusitano de Évora, e o antigo líder, o Rabo de Peixe. O Juventude de Évora apresentar-se-á no histórico Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro, para defrontar o Fabril.

 

Fechada esta página sobre a competição nacional, a 4.ª divisão, em que estão a competir quatro equipas da região transtagana, vejamos o que nos reserva o regresso das competições regionais. E não é coisa pouca.

 

Próxima Jornada Série D (13.ª Jornada):

  • Vasco da Gama-Praiense;
  • Oriental Dragon-Imortal;
  • Angrense-Serpa;
  • Olhanense-Esperança Lagos;
  • Fabril-Juventude Évora;
  • Atlético-Ferreiras;
  • Rabo de Peixe-Lusitano Évora;

 

1.ª DIVISÃO DISTRITAL

No domingo reata-se o Campeonato Distrital da 1.ª Divisão da Associação de Futebol de Beja, com esse grande jogo entre o Castrense e o Despertar que terá, acreditamos, influência direta na classificação da prova.

 

Seja qual for o desfecho, haverá uma leitura a fazer para o futuro. Depois, o Aljustrelense desce para São Teotónio. Pedro Amaro, que treinava interinamente os tricolores, foi oficialmente confirmado como sucessor de José Luís Prazeres, até ao final da temporada, e tem aqui já um obstáculo difícil de contornar.

 

Em Moura haverá dérbi entre a equipa local e o vizinho Piense. São jogos em que a rivalidade existente torna o resultado sempre imprevisível.

 

O Odemirense desloca-se a Almodôvar, para uma partida em que, face ao histórico recente dos visitados, deixa larga margem de favoritismo à equipa do litoral alentejano. Favoritismo é o que goza, igualmente, a formação do Penedo Gordo, que abrirá o Campo de Jogos Carolina Almodôvar Fernandes ao Sporting de Cuba, embora os visitados estejam numa posição mais cimeira na tabela de pontos.

 

Recorde-se ainda que no topo da classificação está o Despertar e o Aljustrelense, igualados com os mesmos 31 pontos, perseguidos pelo Castrense, com menos um ponto mas, também, menos um jogo. O 4.º é o Moura, a quatro pontos do topo, o 5.º é, agora, o Odemirense e o Renascente fecha o primeiro bloco de seis equipas, mas já a 17 pontos do líder.

 

Próxima Jornada 1.ª Fase (15.ª Jornada) (08/janeiro):

  • Castrense-Despertar;
  • Moura-Piense;
  • Renascente-Aljustrelense;
  • Almodôvar-Odemirense;
  • Penedo Gordo-Sporting Cuba;

 

2.ª DIVISÃO DISTRITAL

A 2.ª divisão da Associação de Futebol de Beja também está de volta. No dia de amanhã, sábado, estarão em campo as equipas que dão formato às séries B (13.ª jornada) e C (11.ª jornada). No domingo cumprem-se as partidas da série A (13.ª jornada).

 

Aldenovense, São Marcos e Santaclarense estão na frente dos respetivos grupos, isolados, com vantagens pouco relevantes para os mais diretos perseguidores, exceção para o conjunto de Santa Clara-a-Velha, que tem já uma vantagem de cinco pontos sobre o seu mais direto rival, o conjunto de Boavista dos Pinheiros, em que o terceiro é o Naverredondense (com 22 pontos).

 

A quatro jornadas do final da prova (nesta série), estas são as três equipas ainda na corrida pelas duas vagas para a 2.ª fase do campeonato. E amanhã será dia de grande jogo em Boavista dos Pinheiros, em cujo Campo Municipal da Boa Esperança se apresentará o Santaclarense.

 

O São Marcos voltou ao 1.º lugar da série B e tem jogo acessível na tarde de amanhã, com uma visita ao reduto do Desportivo de Sete. Os lugares abaixo são ocupados pelo Messejanense, Negrilhos e Albernoense, todos ainda na corrida pela fase seguinte, quando faltam seis jornadas para se concluir esta etapa inicial da prova.

 

Aldenovense, Mértola United e Amarelejense ocupam o pódio da série A, todos ainda candidatos aos dois primeiros lugares, mas com o Serpa B à espreita de uma oportunidade. O jogo mais interessante da jornada (nesta série) acontecerá, no domingo, no Parque Desportivo de Vila Nova de São Bento, entre o Aldenovense e o Amarelejense.

 

Próxima Jornada Séria A (13.ª Jornada) (08/janeiro):

  • Salvadense-São Domingos;
  • Mértola United-Barrancos;
  • Aldenovense-Amarelejense;
  • Beringelense-Bairro Conceição;

 

Próxima Jornada Séria B (13.ª Jornada) (07/janeiro):

  • Albernoense-Figueirense;
  • Entradense-Negrilhos;
  • Messejanense-Alvito;
  • Sete-São Marcos;

 

Próxima Jornada Séria C (11.ª Jornada) (07/janeiro):

  • Ourique-Santa Luzia;
  • Boavista Pinheiros-Santaclarense;
  • Naverredondense-Santa Clara-a-Nova;
  • Aldeia dos Fernandes-Pereirense;
Comentários