Diário do Alentejo

O Grupo Desportivo de Alvito venceu a Taça de Honra 2.ª Divisão AFBeja

10 de junho 2022 - 08:30
Quem não marca...
Foto | Firmino PaixãoFoto | Firmino Paixão

Uma vitória justa. Triunfo da equipa mais coesa, do conjunto que mais procurou a vitória e praticou um futebol mais sustentado, qualidades de que resultaram a construção de mais oportunidades e a maior eficácia.

 

Texto Firmino Paixão

 

Chegou finalmente ao fim a edição 2022 da Taça de Honra da 2.ª Divisão Distrital, da Associação de Futebol de Beja (AFBeja), uma competição disputada pelas equipas (algumas, nem todas) que não conseguiram o apuramento para a fase final do campeonato deste escalão. Uma final marcada por alguma polémica que obrigou ao seu adiamento do dia 21 de maio (data que coincidiria com a inauguração do relvado sintético do Campo de Jogos 25 de abril, em Montes Velhos) para a tarde do último sábado, 4 de junho.

 

Polémicas à parte, e quanto ao jogo propriamente dito, realça-se que o Grupo Desportivo e Cultural de Alvito foi um justo vencedor. Entrou melhor na partida, com uma pressão mais forte e, o resultado dessa estratégia, montada pelo técnico Luís Ramos, foi o golo marcado logo aos cinco minutos de jogo. O Serpa procurou responder, tentou equilibrar a partida e, aos 10 minutos conseguiria a igualdade, num lance finalizado por João Charraz aproveitando uma defesa incompleta do guardião Bexiga.

 

Na dobra da meia hora de jogo, o Serpa beneficiou de uma grande penalidade que João Malagueta não conseguiu converter em golo. Um momento que pode ter influenciado o curso do jogo, pois a partir desse momento, a equipa que poderia já ter chegado à vantagem, começou a andar atrás do prejuízo porque, poucos minutos depois, Ronaldo fez o segundo golo do Alvito, resultado com que as equipas recolheram para o intervalo.

 

No 2.º período, a partida perdeu qualidade, os protagonistas acusaram uma acentuada quebra física que levou a constantes interrupções de jogo (Jorge Sousa deu 15 minutos de compensação). Com o Serpa a tentar virar o rumo dos acontecimentos foi o Alvito quem dilatou a vantagem, numa altura em que o seu coletivo se remeteu mais ao seu meio campo defensivo. João Rebocho marcou e atenuou a desvantagem do Serpa que ainda acabaria por sofrer o 4.º golo, já em período de compensação.

 

No final da partida, naturalmente que o sentimento e a análise dos treinadores divergiam no conteúdo, não no desportivismo, mas foram os azuis e brancos de Alvito (nas meias-finais derrotaram o Negrilhos por 2-1) que levantaram o troféu entregue por Pedro Xavier, presidente da Associação de Futebol de Beja.

 

Serpa B 2 -  Alvito 4

Campo de Jogos 25 de Abril, Montes Velhos

 

André Bexiga

Bruno Veludo

Ruben Algarvio

André Mendes

Luís Salsinha

Paulo Assis

Benny Fortes

Diogo Monginho

André Garcia (cap.)

Ronaldo Barros

Albino Mbombe

Suplentes

Pedro Carapinha

Pedro Guerra

Flávio Rosado

Diogo Vaqueira

Alexandre Pereira

Treinador Luís Santos

Luís Potras

André Cachola

Rodrigo Vaz

José Eduardo (cap.)

Ruben Santos

Carlos Alhinho

João Malagueta

Gonçalo Biscoito

José Vilão

João Charraz

Marco Delgado

Suplentes

João Rebocho

Fábio Santos

José Paraíba

Diogo Fraústo

Miguel Fernandes

Mauro Machado

Daniel Dias

Treinador Pedro Pato

 

Marcadores: 0-1 Monginho (5’); 1-1 / João Charraz (11´), 1-2 Ronaldo (37´); / 1-3 Benny (67’); 2-3 João Rebocho / (75’); 2-4 Mbombe (90’+5).

Árbitro: Jorge Sousa, assistido por Ricardo Graça, Miguel Ramos e António Fernandes (4ºÁrbitro).

Disciplina: Vermelho a José Paraíba.

Comentários