Diário do Alentejo

Cidade de Sines voltará a ser o grande palco do futsal português

25 de março 2021 - 16:45

O pavilhão multiusos de Sines voltará a receber, este ano, as fases finais da Taça da Liga e da Taça de Portugal Placard, em futsal, masculinos e femininos, competições que já ali se disputaram nas épocas de 2015, 2017 e 2018. A organização pertence à Federação Portuguesa de Futebol, em parceria com a Associação de Futebol de Setúbal e a Câmara de Sines.

 

Texto Firmino Paixão

 

As finais a oito, masculinas, e as finais a quatro, femininas, da Taça de Portugal Placard e da Taça da Liga de Futsal Placard, vão disputar-se no pavilhão multiusos da cidade de Sines, por deliberação da Federação Portuguesa de Futebol. As primeiras competições que terão lugar, já na próxima semana, serão as etapas finais das Taças da Liga Placard, masculino e feminino, marcadas para o período entre os dias 25 a 28 (de quinta-feira a domingo) deste mês de março.

 

Na competição masculina entrarão em campo as equipas do Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Módicos de Sandim, Viseu 2001, Elétrico de Ponte Sor, Associação Desportiva do Fundão, Leões de Porto Salvo e Portimonense Sporting Clube. O enquadramento dos quartos-de-final terá o seguinte calendário: 25 de março: Elétrico-Fundão (jogo 1) e Viseu 2001-Módicos (jogo 2); 26 de março: Portimonense-Sporting (jogo 3) e Leões de Porto Salvo-Benfica (jogo4).

 

As meias-finais disputam-se no dia 27 com o seguinte enquadramento: vencedor do jogo 3 versus vencedor do jogo 1; vencedor do jogo 4 versus vencedor do jogo 2 e a final terá lugar a 28 de março, pelas 20:45 horas.

 

Nas meias- finais da Taça da Liga Feminina, marcadas para sábado, 27 de março, sabe-se também que o Nun’Álvares (Fafe) defrontará o Quinta dos Lombos (Carcavelos), às 11:00 horas, e o Benfica jogará contra a formação do Santa Luzia, de Viana do Castelo, às 14:00 horas. Os vencedores destas duas partidas discutirão a final, no domingo, com início marcado para as 17:00 horas.

 

Convém recordar que o pavilhão multiusos da cidade de Sines já recebeu, na época de 2015, as etapas decisivas da Taça de Portugal de Futsal em masculinos e femininos e, nas temporadas de 2017/18 e 2018/19, acolheu os jogos decisivos para decisão da Taça da Liga de futsal. Foi ali, também, que a seleção nacional desta modalidade se apresentou pela primeira vez após ter conquistado o título de campeã da Europa, em 2018, em duas partidas nas quais defrontou (e venceu) a sua congénere da Sérvia. Foi, pois, com naturalidade que a Associação de Futebol de Setúbal candidatou, mais uma vez, a cidade de Sines para palco da competição da próxima semana e, na mesma linha, mas nos dias 13 a 16 de maio, as fases finais da Taça de Portugal, também em masculinos e femininos.

 

Ao “Diário do Alentejo”, José Manuel Arsénio, vereador da Câmara de Sines com o pelouro do desporto, manifestou-se satisfeito com a escolha da cidade para estas competições: “É sempre uma grande honra quando uma entidade como a Federação Portuguesa de Futebol nos escolhe para a realização de duas das finais das suas provas mais importantes. Todo o país e, em especial, os amantes do futsal, vão ter os olhos postos na cidade de Sines que, pelo quarto ano consecutivo, recebeu o galardão de Município Amigo do Desporto. Os dois momentos competitivos envolverão, naturalmente, alguma logística, para a qual a estrutura local está rotinada, ainda que, atualmente se atravessem tempos que aconselham maior exigência, sobretudo sanitária, ainda assim, o município respondeu positivamente a esse compromisso”.

 

O autarca lembra que, devido à situação pandémica, os jogos serão disputados em situação diferente, sem público e, cumprindo as regras e normas da Direção-Geral de Saúde para os eventos desportivos. “Mas, pela experiência em eventos idênticos e, até de outras modalidades, o município e os seus colaboradores estão capacitados para responder às exigências da organização”.

 

E têm sido tantos os eventos desta modalidade que a cidade tem acolhido, que bem se poderia apodar aquela urbe de “capital do futsal”, não fosse o multiusos local receber também eventos de outras modalidades desportivas com aconteceu no início do passado mês de fevereiro, quando ali se disputou a 12.ª Taça Hugo dos Santos em basquetebol.

 

“A realização destas provas disputadas em Sines demonstra confiança das federações e associações na capacidade do município em responder as exigências, tanto no aspeto pessoal, como de equipamentos”, acrescentou José Manuel Arsénio, realçando que a escolha “deve-se à excelente infraestrutura existente, mas também, à excelente colaboração de todos os seus profissionais”.

 

A ausência de público nas bancadas irá impedir que o tecido económico local tenha algum retorno. Mas, ainda assim, o autarca aponta algumas consequências positivas da realização das provas: “Sendo uma realidade que o confinamento impede a realização das provas com público, o que impossibilita o negócio a nível do comércio e da restauração, as equipas, quase na sua totalidade, ficarão instaladas em hotéis de Sines, fazendo nessas unidades as suas refeições que, para o efeito, serão confecionadas com produtos vendidos no comércio local”. Por outro lado, a transmissão televisiva dará, mais uma vez, uma importante projeção nacional à cidade e ao concelho. “Além de podermos, através da realização destas provas, mostrar as excelentes condições desportivas que aqui existem, é também uma mais-valia durante os dias da competição, por podermos mostrar ao país, e ao mundo, tudo o que de belo Sines tem para oferecer, para férias e para lazer”.

Comentários