Diário do Alentejo

Câmara de Odemira valoriza os seus agentes na área do desporto

10 de fevereiro 2021 - 15:00

A Câmara de Odemira iniciou um ciclo de formação em versão digital, dirigido aos agentes desportivos do seu concelho, nas suas diferentes graduações. Uma ação que se prolongará ao longo do ano e contemplará sete diferentes painéis.

 

Texto e Foto Firmino Paixão

 

Cumprindo o papel que lhe advém da realidade de integrar o programa de Município Amigo do Desporto e, enquanto membro da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a Câmara de Odemira deu início a uma ação de formação inscrita no seu plano de atividades na área desportiva, e dirigida a todos os treinadores, técnicos de exercício físico e diretores técnicos do concelho, com o objetivo de lhes proporcionar o acesso a formação diversificada e qualificar a base associativa e técnica, de onde resultará, por certo, um percurso, futuro, de partilha de boas práticas com todos os munícipes do seu vasto território concelhio.

 

O ciclo de formação será dinamizado através de videoconferências, sendo que todas as ações decorrerão em horário pós laboral, concretamente, entre as 20:00 e as 22:00 horas. As formações são certificadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, permitindo a atribuição de créditos para a renovação das cédulas desportivas dos participantes.

 

O evento formativo foi ontem iniciado, e prolongar-se-á até ao próximo mês de dezembro, versando a seguinte temática: “Nutrição Desportiva” (4 e 5 de fevereiro), “Saúde Mental no Desporto” (4 e 5 de março), “Desporto Escolar e articulação com o Desporto Federado” (6 e 7 de maio), “Planificação e organização de um clube desportivo” (1 e 2 de julho), “Desafio na monitorização de carga de treino em desportos de resistência” (2 e 3 de setembro), “Técnicas de comunicação e ‘coaching’ para treinadores” (4 e 5 de novembro) e uma preleção final sobre “Arbitragem” (3 de dezembro).

 

As inscrições são gratuitas para os residentes no concelho de Odemira, abrindo-se a eventual participação a formandos de fora do concelho, mediante o pagamento de 35 euros. “Acreditamos na importância da formação para todos aqueles que diariamente têm um papel determinante na promoção da atividade física no concelho. A aprendizagem contínua é, sem dúvida, fundamental para um maior conhecimento técnico, traduzindo-se em sequência, numa melhor resposta para a promoção da saúde e qualidade de vida da população”, diz o vereador da Câmara de Odemira com o pelouro do desporto, Pedro Miguel Ramos, em entrevista ao “Diário do Alentejo”

 

Para conseguir esse objetivo, acrescentou, “são necessários recursos humanos capacitados para responder aos desafios dos diferentes escalões etários e das diferentes modalidades, tendo o município o papel de criar essas ferramentas de crescimento e valorização”, concordando também que o município age não só perante o estatuto de Amigo do Desporto, mas também cumprindo uma vocação que vem do passado. “Ao longo dos anos, o movimento associativo tem tido um papel determinante na promoção da atividade física e desportiva no concelho de Odemira e tem sido, igualmente, parceiro fundamental numa estratégia que passa por investir na qualidade dos equipamentos desportivos, na realização de eventos desportivos regulares e inclusivos, e na aposta clara em modalidades estratégicas como o futebol de formação, atletismo, andebol, canoagem e BTT”.

 

Nesse sentido, assegurou o autarca, “a prática desportiva no concelho tem contado com um vasto programa de apoios através do Prémio de Atividade Desportiva (que anualmente ronda os 200 mil euros de apoio) visando estimular a prática individual e, muito em especial, promover o associativismo desportivo. Esta estratégia enquadra-se naquilo que entendemos serem os desafios dos territórios de baixa densidade, como é exemplo o concelho de Odemira. A sua dinâmica passa por um trabalho contínuo, fomentando a formação e fixação no território de recursos humanos válidos”.

 

O vereador Pedro Ramos recordou igualmente que “é também nesse sentido” que a autarquia integra os Municípios Amigos do Desporto e a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, “numa lógica de desafio constante pela implementação de boas práticas na área do desporto e atividade física”.

 

Quanto aos conteúdos temáticos e aos preletores, naturalmente que foram escolhidos criteriosamente. “A sessão de apresentação do ciclo de formações, por exemplo, contou com a participação de Tarantini, jogador profissional de futebol do Rio Ave F.C., mestrado em Desporto e vencedor do Prémio Ética no Desporto 2018. A sua palestra motivacional, bastante participada, abrangeu os diferentes conteúdos temáticos das sete formações previstas para o ano de 2021, sendo o mote perfeito para incentivar a inscrição do público-alvo”.

 

Essa primeira sessão, cujo balanço o autarca considerou claramente positivo, “refletiu a exigência e a qualidade pretendidas para as seguintes sessões, que serão dinamizadas por empresa formadora certificada, através de técnicos especializados para cada temática”. Finalmente, e projetando o impacto que o ciclo de formação terá na comunidade, Pedro Ramos assinalou que a autarquia pretendeu “aproveitar este período de menor atividade desportiva, para capacitar os técnicos em diferentes temáticas e reforçar um caminho que os clubes têm vindo a fazer ao nível dos processos de formação de atletas, tendo já no concelho vários clubes certificados enquanto entidades formadoras”.

 

“Deste modo, esperamos que estas ações incentivem ainda mais esse estímulo pela procura da excelência formativa, promovam a melhoria da estrutura organizacional dos clubes e permitam contribuir para fortalecimento do conhecimento técnico”, concluiu.

Comentários