Diário do Alentejo

Peroguarda: Poesia de Virgínia Dias reunida em livro-CD

30 de novembro 2019 - 10:25

"Como um pedaço de terra virgem" é o título do livro-CD que reúne quase toda a poesia popular escrita e dita por Virgínia Dias, camponesa alentejana que publica a primeira antologia aos 84 anos, revelou a editora Boca. "Obra de uma vida", o livro-CD "testemunha o modo especial como a autora encadeia poemas, canções e as estórias que lhes estão na origem", refere a editora.

 

Virgínia Dias nasceu em 1935, em Peroguarda, Ferreira do Alentejo, começou a fazer poesia ainda antes de saber escrever, fez apenas o ensino primário, para trabalhar no campo, mas foi acumulando poemas ao longo da vida, marcados pelo Alentejo, inspirados pela poesia popular e pela temática da injustiça.

 

Privou com o realizador António Reis, com o etnólogo Michel Giacometti (que está sepultado em Peroguarda), com o músico José Mário Branco e com o cineasta Pierre‑Marie Goulet, que a filmou na trilogia "Polifonias" (1997), "Encontros" (2006) e "Além das Pontes" (2016).

 

Apesar de ter publicado ocasionalmente em concursos literários, "nos quais arrebatou prémios e menções honrosas", o trabalho poético da autora só agora é reunido nesta antologia, que conta com prefácio de José Mário Branco, escrito em maio de 2018, e fotografias de António Cunha e Luís Ferreira Alves.

 

Ficam reunidos cerca de uma centena de poemas, a maioria dos quais gravados em casa de Virgínia Dias, com um trabalho de sonoplastia que inclui sons do campo.

Comentários