Três Perguntas a José Efigénio, presidente da Câmara Municipal de Alvito
A propósito da recente instalação de empresas no Núcleo de Industrias Criativas de Alvito –NIC, da responsabilidade da Câmara Municipal de Alvito e da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo, o “Diário do Alentejo” conversou com o presidente da autarquia, José Efigénio, sobre os principais objetivos que se pretendem com esta iniciativa, as atividades empresariais expectáveis que se prevê virem a localizar-se neste novo viveiro e o intuito do NIC ser um dos responsáveis pela fixação de empresas vindas de fora da região.
Texto | José Serrano
O NIC – Núcleo de Industrias Criativas de Alvito abriu, recentemente, portas às primeiras empresas, com a sua gestão assegurada pela Câmara Municipal de Alvito em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo. Quais os principais objetivos que se pretendem com esta iniciativa? O NIC é um espaço de promoção do empreendedorismo. O núcleo disponibiliza, no mesmo espaço físico, áreas individualizadas e serviços comuns, com o objetivo de promover e acolher empreendedores e empresas com projetos e ideias inovadoras, com elevado potencial de crescimento. O NIC pretende dinamizar a atividade económica através do apoio à constituição, instalação e desenvolvimento de ideias de empreendedores, micro e pequenas empresas na sua fase embrionária e de consolidação, proporcionando-lhes condições físicas e técnicas para o crescimento e reafirmação no território, bem como incentivar empresas já constituídas para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Que atividades empresariais crê ser expectável virem-se a localizar neste novo viveiro de empresas? O NIC acolhe todo o tipo de atividades, não há áreas de atividade específicas. A aceitação é genérica.
É desejável que o NIC de Alvito venha a atrair empresas vindas de fora da região para aí se fixarem? Sim, é extremamente desejável. Queremos aumentar o tecido empresarial com empreendedores do concelho e de fora dele. Trazer empresas para o concelho de Alvito significa promover a economia e o desenvolvimento.