O Parque de Feiras e Exposições de Alvito está a ser palco de mais uma edição da Feira dos Santos e Frutos Secos. O certame, que une a tradição à modernidade, promete dias de “muitos reencontros” e “muita animação [e] convívio” com “muitos visitantes”. Hoje, sexta-feira, sobem a palco David Antunes e Emanuel Moura.
Texto | Ana Filipa Sousa de Sousa
A Feira dos Santos e Frutos Secos arrancou ontem, quinta-feira, em Alvito, e conta neste ano com quatro dias, prolongando-se até domingo, dia 2.
Com 445 anos de “tradição”, o certame apresenta-se como “uma feira moderna, mas alicerçada nas raízes tradicionais”, e que conta com exposições, apresentações de livros, espetáculos musicais, tasquinhas e artesanato.
Hoje, sexta-feira, o dia começa com o 8.º Encontro de Alvitenses, às 12:00 horas, “que reúne cerca de meio milhar de alvitenses que se encontram na diáspora”, seguindo-se as atuações de Descendentes (18:00 horas), Filipe Alves (20:30 horas), David Antunes e Emanuel Moura (23:00 horas) e DJ Grouse (00:30 horas).
Por sua vez, amanhã, dia 2, ao nível musical, esperam-se os espetáculos de Três e Roda (17:00 horas), Casa da Joana (20:30 horas), Némanus (23:00 horas), Banda Red (01:00 horas) e DJ Lorenzo (03:00 horas).
No último dia do certame, o destaque vai para a música tradicional com a subida ao palco da Associação de Cante Coral Alentejano de Alvito, grupo coral Os Rama Verde e Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo (14:00 horas). Mais tarde atuará ainda Beira Serra (16:00 horas) e Oh Laurinda (18:00 horas).
Ao “Diário do Alentejo”, em declarações proferidas na semana passada, o presidente da Câmara Municipal de Alvito, José Efigénio, referia que neste ano “as expectativas são muito elevadas, pois a Feira dos Santos e Frutos Secos é o evento mais importante do concelho de Alvito e é também uma das maiores e mais antigas feiras do Alentejo”. O autarca afirmava ainda que espera “muitos visitantes”, “muitos reencontros” e “muita animação [e] convívio”.
A autarquia terá ainda a funcionar horários de transportes entre a freguesia de Vila Nova da Baronia e a sede de concelho durante todos os dias do certame.