Até domingo, o Parque de Feiras e Exposições de Serpa recebe a 23.ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, em que, para além do Queijo Serpa DOP, os visitantes poderão conhecer a gastronomia, o vinho e o cante da região.
Texto | MMC
De ovelha, cabra, vaca ou de mistura. Curados, atabafados, amanteigados ou frescos. Com ervas aromáticas, cebola caramelizada, trufas ou mel. Biológicos ou artesanais, requeijão ou almece. De Serpa, de Évora, da serra da Estrela ou até da vizinha Espanha. São inúmeros os tipos de queijo, com diferentes sabores, texturas, origens e método de fabrico que os visitantes poderão provar na Feira do Queijo do Alentejo, que começa hoje, sexta-feira, e decorre até domingo, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa.
Com entradas livres, o certame, organizado pela Câmara Municipal de Serpa, conta com mais de 160 expositores, naquela que é a 23.ª edição do evento e que abre portas hoje, dia 23, às 11:00 horas, com a atuação do Grupo Coral e Etnográfico Infantil da Creche/Jardim de Infância Nossa Senhora da Conceição de Serpa.
Ao longo dos três dias muitos serão os motivos para visitar a feira, destacando-se a tosquia de ovinos, as oficinas de fabrico de queijo, o oitavo concurso para eleger o “Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, concursos de ovinos, oficinas temáticas, jornadas técnicas e apresentações de livros e muita música.
Os visitantes terão ainda oportunidade de provar a gastronomia local e regional, aliada aos vinhos alentejanos, tendo o cante alentejano, com diversos momentos protagonizados pelos vários grupos do concelho de Serpa, como banda sonora de um fim de semana que promete levar muita gente à “Terra Forte”.