Com as Autárquicas marcadas para 12 de outubro e com os cabeças de lista às câmaras municipais do distrito de Beja praticamente definidos, o “Diário do Alentejo” faz novo ponto da situação, com enfoque nos candidatos aos restantes órgãos autárquicos.
Com os candidatos à presidência das câmaras do distrito de Beja quase todos definidos, começam a ser revelados, agora, os nomes que encabeçam os restantes órgãos autárquicos. Em Aljustrel, para além de Nelson Brito e Fernando Ruas, candidatos à câmara municipal pelo PS e pela CDU, respetivamente, os comunistas já anunciaram Manuel Nobre, de 53 anos, professor, como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Aljustrel nas Autárquicas de 12 de outubro.
O Partido Socialista também já deu a conhecer os restantes elementos que compõem a candidatura à Câmara de Almodôvar encabeçada por Ana Carmo, nomeadamente, Fábio Eugénio, João Francisco Guerreiro, Ana Maria Assunção e Paulo Costa e Silva e os suplentes Maria Piedade Silva, Rui Cabrita, Tânia Sousa, Pedro Colaço e Adriana Fernandes. Francisco Abreu é, por sua vez, o candidato à Assembleia Municipal de Almodôvar. Também o Chega já apresentou o cabeça de lista à câmara. Trata-se de Rui Brito, de 53 anos, funcionário público e empresário. De resto, como o “Diário do Alentejo” já tinha noticiado, ainda só estão confirmados os cabeças de lista à câmara pela CDU, Luís Bota, e pelo PSD, Tadeu Freitas.
Em Alvito, para já, só são conhecidas as candidaturas de José Efigénio (PS), David Serra (CDU) e Dinis Pinto (Movimento Independente no Concelho de Alvito) à presidência da câmara. Em Barrancos também ainda só foram divulgados os cabeças de lista à câmara pelo PS, Bela Filipe, e pela CDU, Emílio Carvalho Domingues, assim como o candidato comunista à assembleia municipal, Luís Bombico, e a candidata socialista à junta de freguesia, Idália Pica.
Beja é um dos concelhos que apresenta, até ao momento, um maior número de candidatos aos diferentes órgãos autárquicos. Para além dos cinco cabeças de lista à presidência da câmara que já estavam confirmados – Paulo Arsénio (PS), Vítor Picado (CDU), Nuno Palma Ferro (coligação Beja Consegue), David Catita (Chega) e Madalena Figueira (Bloco de Esquerda) – já são conhecidos os candidatos à Assembleia Municipal de Beja, pelo PS – Conceição Casa Nova, de 70 anos, professora aposentada –, pela CDU – Miguel Quaresma, de 68 anos, licenciado em Agronomia – e pelo Bloco de Esquerda – Ana Serrano, de 49 anos, psicóloga. Conhecidos são também os nomes dos cabeças de lista socialistas às freguesias de Beja, com exceção de Trigaches e São Brissos: Carlos Casimiro, de 67 anos, com um percurso ligado ao associativismo (Albernoa e Trindade), Carlos Garcias, de 60 anos, ex-militar da GNR (Baleizão), António Ramos, de 65 anos, técnico aposentado (Salvador e Santa Maria da Feira – Beja), Francisco Agatão, de 65 anos, funcionário público (Santiago Maior e São João Batista – Beja), Vítor Besugo, de 51 anos, dirigente autárquico (Beringel), Dora Marques, de 48 anos, especialista de sistemas e tecnologias de informação (Cabeça Gorda), Maria Teixeira, de 52 anos, secretária de direção (Nossa Senhora das Neves), Nelson Gatinho, de 48 anos, ligado ao setor cultural (Salvada e Quintos), Miguel Mata, de 34 anos, licenciado em Desporto (Santa Clara de Louredo), Sérgio Bravo, de 50 anos, empresário (Santa Vitória e Mombeja) e António Grade, de 48 anos, professor (São Matias).
A CDU também já divulgou os nomes dos candidatos às freguesias de Beja, excetuando Beringel e São Matias. São eles: Paulo Fernandes, de 42 anos, eletromecânico de refrigeração e climatização (Albernoa e Trindade), Maria João Brissos, de 39 anos, licenciada em Animação Sociocultural (Baleizão), Luzia do Rosário, de 51 anos, técnica de biblioteca e documentação (Salvador e Santa Maria da Feira – Beja), Miguel Ramalho, de 63 anos, membro da Direção da Organização Regional do Beja do PCP (Santiago Maior e São João Baptista – Beja), Sandra Torres, de 42 anos, licenciada em Educação Social (Cabeça Gorda), José Brigadeiro, de 42 anos, técnico de segurança e higiene alimentar (Nossa Senhora das Neves), José Silva, de 58 anos, técnico superior de turismo (Salvada e Quintos), Vitória Leandro, de 60 anos, oficial de registos (Santa Clara de Louredo), Julieta Romão, de 58 anos, professora (Santa Vitória e Mombeja) e Tânia Costa, de 48 anos, engenheira florestal (Trigaches e São Brissos).
Por sua vez, a coligação Beja Consegue avançou com os nomes de Liliana Cabecinha, de 42 anos, assessora do grupo parlamentar do PSD na área da agricultura e pescas, como “número dois” da lista encabeçada por Nuno Palma Ferro. E, ainda, de Pedro Jonas, de 33 anos, empresário, de Luís Filipe Figueira, de 62 anos, enfermeiro e empresário agrícola, de Luís Pedro Dargent, de 63 anos, engenheiro agrónomo, e de João Baleizão, de 60 anos, empresário, como cabeças de lista às freguesias de Albenoa e Trindade, Salvador e Santa Maria da Feira (Beja) e Santiago Maior e São João Batista (Beja) e Nossa Senhora das Neves, respetivamente. Luís Soares, de 52 anos, empresário, encabeça a candidatura do movimento independente “Viver em São Matias” à referida freguesia.
Recorde-se que no concelho de Castro Verde o PS volta a candidatar António José Brito à câmara municipal, tendo avançado já, também, com os cabeças de lista à assembleia municipal – Ilda Palminha – e às freguesias – João Luís Silva (Entradas), António José Paulino (Castro Verde e Casével), Sara Saturnino (São Marcos da Ataboeira) e Sofia Candeias (Santa Bárbara de Padrões). Por sua vez, Ana Paula Baltazar é a candidata da CDU à câmara. Os comunistas também já avançaram com os nomes de Ana Maria Guerreiro, de 51 anos, licenciada em Turismo, à freguesia de Entradas, de António João Colaço, de 58 anos, torneiro mecânico, em Castro Verde e Casével, e Sónia Silvestre, de 50 anos, profissionalmente ligada à área social, em Santa Bárbara de Padrões.
Em Mértola ainda só é conhecida a candidatura do PS à câmara
Em Cuba, como já noticiado pelo “DA”, ainda só são conhecidos três cabeças de lista à câmara, nomeadamente, Francisco Orelha, pelo PS, João Duarte Palma, pela CDU, e Lígia Araújo, pelo PSD. Já em Ferreira do Alentejo, a novidade é o anúncio do cabeça de lista da coligação PSD/ /CDS-PP à câmara, Rui Veiga Mata, de 66 anos, gestor tributário, uma vez que já era conhecida a maioria dos cabeças de lista do PS – Luís Pita Ameixa (câmara), Flávio Revez (freguesia de Alfundão), Rui Bolinhas (Peroguarda), Albano Fialho (Ferreira do Alentejo), António Manuel Lança (Canhestros), José Baltazar Duarte (Figueira dos Cavaleiros) e Mónica Piedade (Odivelas) –, assim como os candidatos da CDU e do Chega à câmara, designadamente, João Português e Octávio Costa. Em Mértola ainda só foi anunciada a recandidatura do socialista Mário Tomé à presidência da câmara municipal.
À semelhança de Beja, Moura é outro dos concelhos com maior número de candidatos conhecidos. Como já noticiado, o socialista Álvaro Azedo recandidata-se à câmara, a CDU avança com André Linhas Roxas, o PSD com Rui Sousa e o Chega com Rui Rodrigues. A lista dos comunistas à câmara integra, ainda, Helena Costa Pais, Luís Rico Salete Felício, Jorge Pós-de-Mina, Paula Ventinhas e Carlos Campaniço. Para a assembleia municipal também já estavam confirmados os nomes de David Pires, pelo Chega, e de Gabriel Ramos, pela CDU. No que às uniões de freguesia diz respeito, a CDU já tinha divulgado todos os candidatos: Tiago Batista (Amareleja), Fábio Garcias (Póvoa de São Miguel), Fábio Caçador (Safara), José Godinho (Santo Aleixo da Restauração), Rui Pinto (Santo Agostinho e São João Baptista e Santo Amador) e Hélder Raposo (Sobral da Adiça). Também o Chega já tinha dado a conhecer o candidato à União de Freguesias de Santo Agostinho e São João Baptista e Santo Amador, Sérgio Caeiro, e o PS os candidatos a Santo Aleixo da Restauração, José Morais, e a Sobral da Adiça, Francisco Carrasco. Novidade são as candidaturas de Helena Amaro, de 54 anos, contabilista, para Safara, e de Francisco Canudo Sena, engenheiro técnico agrário, para Santo Agostinho e São João Baptista e Santo Amador, ambos pelo PS, e ainda, pelo PSD, de João Guerreiro, de 64 anos, licenciado em Enfermagem, à assembleia municipal, de Patrícia Reis, de 27 anos, licenciada em Gestão, à freguesia de Santo Aleixo da Restauração, e de João Pedro Pereira, de 29 anos, trabalhador no ramo do turismo, a Santo Agostinho e São João Batista e Santo Amador.
No concelho de Odemira, para além do já anunciado cabeça de lista à câmara, Hélder Guerreiro, o PS apresenta Fernanda Gamito, de 45 anos, animadora sociocultural, para a freguesia de Colos, Manuel Lopes, de 51 anos, empresário agrícola, para Longueira/Almograve, Fernando Guerreiro, de 56 anos, dirigente associativo, para Saboia, Paula Encarnação, de 57 anos, vigilante/auxiliar educativa e esteticista, para São Luís, João Pedro Vilhena, de 60 anos, empresário, para São Martinho das Amoreiras, Arménio Costa, de 61 anos, empresário, para Vale de Santiago, Francisco Silva Martins, de 36 anos, funcionário público, para Vila Nova de Milfontes, e Inês Hilário, de 40 anos, empresária, para Bicos. Novidade são também os candidatos da CDU e da Iniciativa Liberal à presidência da câmara, respetivamente, Luís Cardoso, de 52 anos, funcionário público, e Ana Paula Pereira, de 46 anos, professora. Conhecidos eram já os cabeças de lista à câmara pelo PSD – Ana Cortes – e pelo Chega – Rui Campos Silva.
Social-democrata Gonçalo Valente confirma candidatura à Câmara de Ourique
Em Ourique, a novidade é a confirmação da candidatura do social-democrata Gonçalo Valente, de 45 anos, empresário agrícola, à presidência da câmara municipal, opondo-se, assim, aos já anunciados candidatos do PS, Marcelo Guerreiro, do Chega, Idalete Brito, e da CDU, Manuel Almeida. Os comunistas também já avançaram com André Franco, de 34 anos, serralheiro mecânico, à freguesia de Santa Luzia. Em Serpa, recorde-se, para a presidência da câmara já foram divulgados os nomes de João Dias, pela CDU, Francisco Picareta, pelo PS, Ana Moisão, pelo PSD, Mário Cavaco, pelo Chega, e João Rocha, como independente. Nos restantes órgãos autárquicos, os socialistas anunciaram Ricardo Mestre como candidato à assembleia municipal e Ivo Garcias para a União das Freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria).No concelho de Vidigueira, também como já noticiado, são vários os candidatos conhecidos: para a presidência da câmara avançam Rui Raposo, pela CDU, Ricardo Bonito, pelo PS, e António Maldonado, pelo PSD. Ainda pelo PS, são candidatos às freguesias Rui Batuca (Pedrógão do Alentejo), David Martins (Selmes), Verónica Galvão (Vidigueira) e Diogo Conqueiro (Vila de Frades). No que diz respeito à presidência da assembleia municipal, candidatam-se Filipe Palma pelos socialistas e Francisco Caipirra pelos sociais-democratas. A coligação PSD/CDD-PP avançou também com José Carriço, de 53 anos, empresário, para a freguesia de Vidigueira.
“DA”