Diário do Alentejo

“Os Tribunas”
Opinião

“Os Tribunas”

José Saúde, jornalista

13 de agosto 2023 - 16:00

Não escrevemos o texto sobre uma espécie de púlpito para oradores, oradores estes que debitam, nas suas sumptuosas tribunas, conversas para um povo carente em saber das notícias e cujo palavreado, desses declamadores, serve para a plebe recolher informações, mas acontece, isso sim, que, em sentido inverso, estas tribunas de que vos falamos é de uma coletividade desportiva que nos princípios dos anos de 1980 teve uma passagem efémera pela Associação de Futebol de Beja (AFBeja). O grémio chamava-se Grupo Desportivo “Os Tribunas” e foi fundado a 17 de julho de 1981, sendo o seu maior objetivo o futebol juvenil. A equipa era oriunda de um grupo de rapazes que participou num torneio com a chancela da Direção Geral de Desportos, em Beja, e que originou a formação de “Os Tribunas”.

A Pax Julia, nesses tempos, era detentora de uma imensidão de jovens que procuravam espaço para atuar em competições oficiais, logo, “Os Tribunas” reuniam condições para grande parte da juventude se iniciar no prazer do futebol. As circunstâncias físicas, sendo parcas, valeram, contudo, a boa vontade de Manuel Pereira que se chegou à frente, disponibilizou algum do seu tempo, e quiçá dinheiro do seu bolso, sendo que o sonho se tornou realidade. Como um homem só não vai a lado algum, pelo menos é o que se diz na gíria popular, Manuel Pereira contou com a colaboração de Alberto Carrasco, Artur Garrido, Luís Figueira e Manuel Cataluna, de entre outros aventureiros que lançaram a agremiação no futebol competitivo na AFBeja. Para memória futura, deixo-vos aqui os nomes de um 11 da formação de “Os Tribunas” no campeonato de juvenis: Lela; Pardal, Jorge Shéu, Manelito e Batalha; Nelson, Pompeu e Zé Fernando; Morais, Ricardo e Pida. Nesses tempos a intenção dos seus mentores passava, exclusivamente, pela voluptuosidade em colocar os jovens a praticar desporto.

Dessas temporadas, embora o período tivesse sido relativamente fugaz, tal como já atrás referi, “Os Tribunas” batia-se de igual para igual com um qualquer adversário, não obstante o emblema que o seu opositor exibisse no peito da camisola que, entretanto, vestia. Na época de 1982/1983, “Os Tribunas” foi uma das equipas convidadas para participar no torneio da Páscoa, em Sines, e a jovem formação de Beja sagrou-se vencedora do evento, ganhando, inclusive, ao Sporting Clube de Portugal. Foram temporadas de excelência e de onde sairiam jogadores que, mais tarde, fizeram carreira no futebol distrital. Memórias que o tempo jamais ousará apagar enquanto existir alguém que, numa atitude de pura simplicidade e, sobretudo, legitimidade, traga à estampa dos leitores acontecimentos verídicos que cairiam porventura no limbo do esquecimento. “Os Tribunas” fizeram a sua história, mas no futebol dos mais novos.

Comentários