Diário do Alentejo

Tempo de decisões
Opinião

Tempo de decisões

José Saúde, jornalista

26 de fevereiro 2023 - 14:00

Sendo o campeonato da segunda divisão da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) uma competição que na presente época desportiva, 2022/2023, contou com a presença de 26 equipas seniores, divididas por três séries – A, B e C –, eis que a primeira fase terminou, sendo que passarão à etapa seguinte as seguintes formações: Aldenovense, Mértola United, São Marcos, Albernoense, Santaclarense e Juventude Boavista. É óbvio que o campo está aberto para assistirmos a um oceano de emoções, sendo que o momento subsequente não passa por alvitrar possíveis candidatos que, previamente, deixem antever a exequível subida ao certame maior associativo. Com a experiência que este velho corpo acumula, pressupõem-se que o baralho de cartas lançado sob o tampo da mesa por um qualquer exercitado vidente se recusará lançar os ases corretos para que estes definam o poker que, imaginariamente, preveja a dupla de virtuais triunfadores que lhe darão o direito em ascender ao escalão primodivisionário regional. Tudo, por esta altura, é um provável cosmos de sofismas.

Vamos, então, conhecer as coletividades que competirão nesta derradeira etapa e as suas datas de fundação: Clube Atlético Aldenovense, 20 de agosto de 1947, Mértola United Futebol Clube, 27 de abril de 2022, Futebol Clube de São Marcos, 27 de julho de 1988, Futebol Clube Albernoense, 18 de setembro de 1985, Sporting Clube Santaclarense, 15 de agosto de 1920, e Juventude Clube Boavista, 3 de junho de 1981. É evidente, e sobretudo admissível, que todos mantenham como objetivo prioritário o fruir de uma posição no pódio que lhes permita alcançar tal primazia. Julga-se, ou melhor, pressupõem-se que todos partirão no plano da igualdade, sabendo-se de antemão que a coisa, vista a olho nu, deixa prever que existem alguns emblemas com história no futebol da AFBeja. Mas isso não é tudo, ou seja, são apenas subjeções que não abrem espaço a uma competitividade que se antecipa renhida. Logo, uma precoce projeção correrá o risco de cair por terra, por conseguinte, o tempo é pelo aguardar do evoluir da prova e esperar pelos resultados finais.

Sabe-se, e estipulam os regulamentos da AFBeja, que serão, somente, os dois primeiros que ocupem, no final, essa posição, aqueles que receberão o passaporte para a subida de divisão. Por conseguinte, o momento passa pelo saber aguardar com tranquilidade o desfecho de uma época onde no seu início houve lugar aos sonhos, sonhos estes que passaram, estamos em crer, pela união dos grupos em cada sessão de trabalho. Concluindo: o tiro de partida para a decisão última iniciar-se-á amanhã, sábado, 25 de fevereiro, e todos partem no plano da igualdade, sendo que os resultados obtidos em cada jornada, como é absolutamente natural, ditará a classificação que cada um ocupará no fim da última jornada. Boa sorte!

 

Comentários