Diário do Alentejo

Obrigado, Conceição Margalha
Opinião

Obrigado, Conceição Margalha

Pedro do Carmo, deputado e autarca

26 de dezembro 2022 - 12:00

O espaço público, por vezes mais parece uma ceifeira debulhadora, a recolher a sementeira sem memória de que alguém teve de lançar as sementes, teve de estar no terreno a cuidar do crescimento, ajustar os recursos às necessidades, bater-se pelos resultados e meter mãos à obra. A Dra. Conceição Margalha vai deixar a liderança da Unidade de Saúde Local do Baixo Alentejo, depois de anos de compromisso com a geração de condições de acesso aos cuidados de saúde que a região precisa, enfrentando os problemas estruturais de sempre e os novos desafios, entre os quais está o da pandemia. Não há memória na história recente de um fenómeno de saúde pública desta dimensão a exigir um esforço excecional, integrado e quase sobre- humano para responder às necessidades das pessoas, das comunidades e dos territórios. Por regra, entre a palavra e a ação vai uma longa distância, sobretudo nas redes sociais e na ligeireza com que questões complexas são tratadas na praça pública, como se existissem varinhas mágicas para desafios que se colocam a todo o território nacional e a todas as comunidades. Com a Dra. Conceição Margalha, essa distância nunca existiu, sendo de elementar justiça pronunciar um agradecimento pelo sentido de missão e de serviço público que concretizou no quadro do Serviço Nacional de Saúde na liderança da USLBA.

Mesmo num cargo de chefia, quando foi necessário gerar respostas de saúde para a população não hesitou em fazer banco de urgência, tendo mesmo sido infetada pela Covid 19, numa dessas ocasiões. E quando foi necessário mais espaço para ampliar a capacidade de resposta não hesitou em ceder o espaço do conselho de administração para acolher mais utentes a necessitar de cuidados. Foram anos difíceis, exigentes e com renovados desafios para manter a capacidade de resposta de que os cidadãos e a região precisam e merecem, num quadro de permanente defesa de mais e melhor saúde. Por tudo o que fez, como Presidente da USLBA, e pelo sentido de compromisso com a saúde das pessoas que certamente continuará a ter, o nosso obrigado. Um obrigado é um mínimo de respeito pelo trabalho realizado, com espírito de missão e serviço público, numa área em que precisamos cada vez mais de exemplos positivos, quadros disponíveis para a região e profissionais que afirmam uma visão humanista das situações e necessidades dos utentes.

Num tempo em que ter os serviços públicos a funcionar focados no essencial dá muito trabalho, como a sorte, é bom que as comunidades tenham memória, sejam justas e contrariem as tendências negativas das nossas sociedades. A ingratidão é uma delas e não pode ser. A Dra. Conceição Margalha merece o nosso reconhecimento público, pelo que fez, pelas circunstâncias em que o fez e pela entrega. Reafirmo o obrigado e desejo bom trabalho para prosseguir a prestação de cuidados de saúde, com a competência e o sentido de missão de sempre.

Comentários