Diário do Alentejo

A porta e a chave
Opinião

A porta e a chave

Vítor Encarnação, professor

03 de setembro 2022 - 16:00

Se tu pudesses acabavas com tudo o que te causa medo? Sim, avô, se eu pudesse acabava com todos os medos. E tens medo de te encostares ao gargalo do poço, não é verdade? É verdade, assusta-me olhar para dentro daquele buraco, tenho medo de cair. E se pudesses também acabavas com esse medo? Sabias que os teus pais, a avó, eu, queremos todos que tu tenhas esse medo? E sabes porquê? Porque esse medo pode salvar-te a vida.

O medo é o nosso cérebro a funcionar e a medir as consequências dos nossos atos, a escolher o melhor caminho, a hesitar, a duvidar, a analisar, para depois concluir. Mas não confundas medo com pânico, o pânico é o nosso cérebro a não conseguir funcionar. E já deixaste de ter medo de alguma coisa? Sim, já não tenho medo de dormir de luz apagada. Isso aconteceu porque houve uma noite em que ganhaste coragem para apagar a luz e, ainda a medo, espreitaste para dentro do medo, neste caso para dentro do escuro, e viste que não estava lá nada, não havia lá nenhum bicho papão.

O medo é quase sempre a porta para se entrar dentro da coragem, às vezes é uma porta muito pesada, difícil de abrir, mas quando finalmente a abres, o medo deixa de fazer sentido, o medo deixa de morar lá e sai, vai-se embora para sempre. Na tua vida vais ter muitos medos, mas depois vais conseguir abrir essas portas pesadas. Primeiro há uma porta que é o medo, depois há uma chave que é a coragem.O avô é a minha chave para abrir a porta da coragem.

Comentários