Diário do Alentejo

O Esplendor da Verdade
Opinião

O Esplendor da Verdade

Manuel António do Rosário, padre

17 de março 2022 - 17:00

Este título tem por base uma Encíclica do Papa João Paulo II, publicada em 1993 (06 de Agosto) e dedicada às questões de carácter moral. Uma das preocupações do Pontífice, olhando para a Sociedade hodierna, era a crise em torno da Verdade, e a necessidade de se encontrar um equilíbrio entre as duas dimensões que lhe são inerentes: Objetividade e Subjetividade.

A subjetividade é um valor inquestionável dos nossos tempos, mas supõe um esforço na formação da consciência pessoal, a qual, enquanto “olho luminoso da alma”, tem por missão exercer o discernimento, e ajudar-nos a trilhar os caminhos da retidão, da transparência, da justiça e da coerência, evitando a arbitrariedade.

Se da subjetividade passarmos ao subjetivismo, e a fronteira é muito ténue, torna-se fácil distorcer, maquilhar ou ignorar a Verdade, a qual se tornará apenas “a nossa verdade”, impondo-se a lógica do “vale tudo”. Num cenário destes, é evidente o “obscurecimento” da consciência, a qual se verá envolta em perplexidades, dúvidas e equívocos. A propaganda e a manipulação, sem regras nem escrúpulos, depois fazem o resto.

Esta constatação pode ter muitas aplicações. Dou apenas um exemplo de, infelizmente, grande atualidade: olhemos para o que está a acontecer na Ucrânia e confrontemos o realismo dos factos com as declarações que nos chegam do Kremlin, e perceberemos como a distorção da realidade é evidente e gritante.

A busca pela Verdade e a preocupação em lhe ser fiel, deveria ser um objetivo crucial e estruturante da nossa vida pessoal e coletiva, em todas as suas dimensões, sob pena de se correr o risco de edificarmos sobre a “areia” e não sobre a “rocha”. Isto aplica-se também à Igreja e a todos os seus membros, pois, como diria o Apóstolo S. João: “só a Verdade liberta.”

Estamos na Quaresma, tempo de paragem e de introspeção, ocasião propícia para mergulharmos dentro do mais profundo de nós mesmos. É também tempo de mudança, se tal for o caso.

Comentários