Diário do Alentejo

Ferreira do Alentejo
Opinião

Ferreira do Alentejo

José Saúde, jornalista

03 de março 2022 - 12:00

A povoação de Ferreira do Alentejo remonta à antiguidade. Existem vestígios pré-históricos, sobretudo da civilização romana, que deixam entender que estamos na presença de um povoado muito antigo. Sob a Ordem de Santiago da Espada, D. Manuel I, a 5 de março de 1516, concedeu-lhe o primeiro foral. Vila encantadora e de elegantes costumes, Ferreira tem no seu universo desportivo magníficos usos que os seus habitantes nunca negligenciarão.

Numa fausta observação acerca das suas reminiscências desportivas, desafiámos viajar nas asas do tempo e num desconcertar de prateleiras já atulhadas em pó, conduzimos o leitor a reconhecer, não obstante a paradoxal quimera incida na simplicidade das recordações, que a 30 de junho de 1955 fundou-se o Sporting Clube Ferreirense.

Manuel Trincalhetas, assumindo a condição de treinador, e principalmente de figura fantástica do futebol do antigamente na região, apoiou-se num grupo de jovens que frequentavam o Colégio D. Nuno Álvares Pereira, e toca a desbravar fronteiras futebolísticas junto a uma magna juventude que se extasiava com o prazer do jogo.

Desse lote de jogadores constavam: Guia, António Raposo, Aniceto, Zé Casimiro, Marcolino, Rogério, Matias, Leonel, Zé Manel Pita, Francisco Santos, Zeca, Joaquim Pedro e Armando. A curiosidade do episódio encaminha-nos para um desafio em que a equipa defrontou, numa final, o Liceu de Beja, sendo que o duelo contou para o campeonato da extinta Mocidade Portuguesa. Aconteceu que esse encontro futebolístico registou um empate a zeros, mas o título fora dado à equipa ferreirense, visto que ao largo do jogo averbou mais cantos apontados a seu favor. É certo que o êxito expandiu-se pelo povoado e o padre Alcobia, atento à euforia manifestamente constatada, assumiu-se como uma das figuras proeminentes que liderou o processo de desenvolvimento de um clube que jamais parou no seu processo evolutivo.

Na componente competitiva o Sporting Ferreirense tem somado títulos regionais nos vários escalões, por conseguinte o grémio é, inevitavelmente, um dos inolvidáveis históricos da Associação de Futebol de Beja. No contexto do futebol, para trás ficaram os sempre inesquecíveis duelos travados no antigo campo D. Diogo Pessanha, sendo que no presente tudo se desenvolve no Estádio Municipal de Ferreira do Alentejo, hoje contemplado com um magnífico sintético. Naquele espaço trabalham as categorias de formação, desde os mais pequenitos aos juniores, assim como a turma sénior que disputa o campeonato distrital da segunda divisão. Por outro lado, é justo que façamos uma referência especial a uma coletividade que manifesta perseverança, e sobretudo dignidade, no palco desportivo distrital. O Sporting Ferreirense possui, ainda, uma sede instalada numa propriedade cujo senhorio é o próprio clube. Sabe-se que aquele mítico local é um ponto de encontro dos ferreirenses que ali usufruem da passagem do tempo e de uma salutar conversa entre amigos.

Comentários