Diário do Alentejo

A Paz, dom e tarefa
Opinião

A Paz, dom e tarefa

Manuel António Guerreiro do Rosário, padre

08 de fevereiro 2022 - 16:25

Há 55 anos que o Papa Paulo VI lançou o projeto: Dia 1 de Janeiro, Dia Mundial da Paz.

Este ano o Papa Francisco, na sua Mensagem, ligou a Paz a três questões pertinentes: o Diálogo entre Gerações; a Educação; e o Trabalho.

Como não quero substituir-me aos nossos leitores, sugiro que leiam e reflitam sobre esta Mensagem lúcida, profética e interpelativa.

Pela minha parte, irei centrar-me na Paz, enquanto dom e tarefa.

A verdadeira Paz não se resume à formalidade de um documento assinado, não é moda passageira, nem mera “ausência de guerra”, como a situação que atualmente vivemos, que alguns já intitularam de nova “Guerra Fria”, nome que não traz boas recordações e deveria fazer parte de um passado a não repetir.

Em muitos contextos, infelizmente, prevalece ainda o princípio da Pax Romana: “se queres a Paz, prepara a Guerra”. Não devia ser assim e a Humanidade já deveria ter aprendido, com os erros cometidos ao longo dos milénios da sua existência, que a Guerra nunca é caminho, nem solução. Nela todos perdem, mesmo os militarmente vencedores, pois os desejos de ódio e de vingança dos vencidos permanecem, e manifestar-se-ão logo que possível.

Para nós cristãos a Paz é um dom, que pedimos a Deus, sua verdadeira fonte, pois, Ele é um Deus de Paz, que a quer conceder a cada um de nós. Se for acolhida no nosso “coração” e aí ganhar raízes, torna-se também tarefa a cumprir, que exige o nosso compromisso, devendo refletir-se em gestos e atitudes.

É verdade que há situações que nos ultrapassam, enquanto membros da Família Humana, e não permitem a nossa intervenção direta; contudo, outras há (e são tantas) que dependem de nós, estão ao nosso alcance, fazem parte do nosso quotidiano, basta querer e dar um passo em frente.

Que este novo ano desperte em nós o desejo de nos empenharmos mais como obreiros na construção da Paz, para que ela não seja simples utopia, mas antes estímulo, desafio e missão a abraçar.

Só a Paz vale a pena!

Comentários