Diário do Alentejo

Benefícios do Sifarma 2000 para a melhoria da saúde dos portugueses
Opinião

Benefícios do Sifarma 2000 para a melhoria da saúde dos portugueses

Mário Beja Santos, jurista

13 de agosto 2021 - 09:20

Oiço há anos falar neste instrumento centrado no aconselhamento e na segurança quando se dispensam medicamentos e, infelizmente, ele ainda não está em execução nas farmácias. Porque o Sifarma 2000, quando estiver na sua farmácia, será uma ferramenta indispensável para a sua saúde e segurança. Vale a pena explicar como e porquê.

 

O Sifarma 2000 basear-se-á numa ficha de utente, totalmente voluntária, sendo garantida absoluta confidencialidade em consonância com a legislação referente à proteção de dados. Tão voluntária que a qualquer momento o doente/utente pode pedir para serem eliminados os seus dados. O que é que esta ficha tem de especial? Permite um melhor conhecimento do utente e um aumento dos níveis de segurança com os medicamentos que toma. Porque o Sifarma 2000 é um registo de dados essenciais para o bom uso dos medicamentos.

 

O aconselhamento farmacêutico é tão ou mais eficaz quando se conhece o histórico do doente, é um registo de patologias, dos medicamentos que toma ou já tomou, quais as reações adversas já detetadas, eventuais alergias, outros problemas associados aos medicamentos, tipos de automedicação praticada e muitos outros fatores.

 

O benefício mais evidente do Sifarma 2000 é o de, de forma rápida e completa, identificar a possibilidade de interferências com doenças ou com outros medicamentos, como se disse acima, informar o doente sobre as precauções particulares na utilização do medicamento; explicar quanto, quando e como tomar de forma correta o medicamento, identificando fatores que contribuam para a efetividade da sua toma.

 

Assim se pode ver o que os doentes/utentes estão a perder por não haver o pleno funcionamento do Sifarma 2000. Recorde-se que vivemos num tempo que é caracterizado pela apologia aos autocuidados, à automedicação responsável, pela adesão terapêutica, pela gestão da doença crónica. O Sifarma 2000 potencia a informação na farmácia.

 

E há um aspeto a que devemos dar muita importância no que toca aos medicamentos não prescritos pelo médico: as farmácias e as suas equipas, por definição, procuram garantir e promover a maior segurança e efetividade na utilização dos medicamentos. Quando esta informação ficar registada no Sifarma 2000 surgirão avisos personalizados. Estes avisos identificarão as situações de, por hipótese, existirem medicamentos duplicados e qual a sua contraindicação e qual a sua interação.

 

Dito abreviadamente, o Sifarma 2000, no tocante aos medicamentos sem receita médica, garante segurança aos doentes/utentes, já que será possível de uma forma rápida e completa identificar contraindicações, interações, reações adversas e situações de duplicação da terapêutica e informar o utente sobre precauções particulares na utilização do medicamento, bem como disponibilizar informação técnico-científica adequada e atualizada sobre cada medicamento.

 

Aguardo com impaciência a implementação nacional do Sifarma 2000. Será mais um elemento para dotar o doente/utente de capacitação, de literacia e de autonomia com base num aconselhamento rigoroso, será uma informação totalmente gratuita que nos possibilitará escolhas corretas para o nosso bem-estar. Que venha depressa, são os meus votos.

Comentários