Diário do Alentejo

Solidariedade: valor a cultivar
Opinião

Solidariedade: valor a cultivar

Manuel António do Rosário, padre

11 de junho 2021 - 11:15

É uma verdade inegável, a grande facilidade e rapidez com que hoje acedemos à informação, qualquer que ela seja, nomeadamente sobre esta casa comum e a família que nela habita. Podemos, contudo, interrogar-nos se esta riqueza indiscutível, se reflete numa mais efetiva solidariedade entre povos e nações, ou entre simples cidadãos.

 

A solidariedade é, com efeito, uma virtude que importa cultivar com clareza, simplicidade e perseverança, expurgando-a das tentações que a podem perverter e desvirtuar, para que ela possa emergir em toda a sua grandeza e beleza.

 

Ela não tem cor nem credo; não é ideologia, nem demagogia; não é proselitista, nem interesseira; não é bandeira para certas ocasiões, nem talismã para dar sorte; não é apanágio de algumas profissões, ou exclusividade de alguns partidos políticos; não dá empregos, nem faz subir de ‘status’.

 

A autêntica solidariedade é antídoto contra o egoísmo e o individualismo; é desinteressada e considera o outro como fim e não como meio; é convite ao desprendimento e ao serviço do próximo; é apelo ao descentramento de si próprio e à centralidade do outro; é manifestação de plena liberdade e de respeito pelo outro.

 

Ao olhar para o mundo que nos entra casa dentro, em mil imagens e intensidades estonteantes, numa profusão de pretensos gestos solidários, sinto tantas vezes um vazio desconcertante, porque a verdadeira solidariedade impõe-se por si própria e oculta-se discretamente, tantas vezes, na simplicidade dos gestos anónimos, mas autenticamente fecundos.

 

Creio que necessitamos de uma verdadeira revolução cultural que seja, efetivamente, fértil em valores, nomeadamente daqueles que, como a solidariedade, nos despertem e exortem a estarmos mais atentos ao outro, sobretudo, ao pobre, indefeso e pequeno, quer ele viva ao nosso lado, ou noutro continente.

 

O nosso tempo precisa ainda de pessoas que não tenham orgulho em ser solidárias, mas, simplesmente sejam solidárias!

Comentários