Diário do Alentejo

O valor da vida humana
Opinião

O valor da vida humana

Manuel António do Rosário, padre

01 de abril 2021 - 19:50

Como homem defendo a inviolabilidade e a intangibilidade da vida humana, desde o nascimento até à morte natural; mas, como cristão, acredito que a vida também é sagrada: é dom de Deus; por isso, a ninguém é lícito tirá-la a outrem.

 

O direito à vida está igualmente consignado na Declaração Universal dos Direitos do Homem, da ONU (1948), subscrita pela maior parte dos Estados.

 

O preâmbulo da Declaração manifesta uma fé profunda nos Direitos Humanos, “ideal comum a atingir por todos os povos e todas as nações”. Na verdade: “o desconhecimento e o desprezo dos direitos do homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade”. Daí a importância de garantir, através da sua implementação: “o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria”.

 

Se olharmos, contudo, para o nosso mundo, perceberemos facilmente o abismo existente entre a magnanimidade do texto e a crua realidade.

 

Sem a pretensão de esgotar a lista interminável de atentados à vida, nem me perder em juízos de valor sobre os seus responsáveis, enuncio apenas alguns factos: milhões de refugiados em campos de acolhimento, ou em êxodo rumo ao norte, em busca de uma vida melhor; populações exangues por intermináveis conflitos armados; milhares de mortos todos os dias pela fome; multidões incontáveis privadas de água potável, de condições de higiene, de cuidados de saúde; milhões de crianças sem escola nem família; listas infindáveis de mulheres vítimas de violências, violações e tráfico; idosos abandonados e marginalizados; pessoas com deficiência que, em alguns países, já não são bem vindas, pois, pelo aborto seletivo ou pela eutanásia, caminhou-se no sentido da “seleção” da raça!

 

A constatação desta dolorosa realidade não deve, porém, gerar conformismo, nem indiferença; pelo contrário, é antes desafio a empenharmo-nos em prol da vida e dignidade humanas, pois, todas as vidas importam!

Comentários