Diário do Alentejo

Cuba investe 1,5 milhões na reabilitação de vias

21 de maio 2020 - 12:40

O município de Cuba vai investir quase 1,5 milhões de euros em obras de reabilitação de duas das principais vias da vila. Trata-se de obras "importantes" para a reabilitação urbana da Estrada da Circunvalação e da rua 1.º de maio, que são "duas das principais vias da vila", precisou o presidente da Câmara de Cuba, João Português.

 

Segundo o autarca, as obras vão "permitir reordenar a circulação e o estacionamento de automóveis" nas duas vias e "fazer melhorias no espaço público".

 

A Câmara de Cuba já assinou os contratos de adjudicação das empreitadas e aguarda o visto do Tribunal de Contas para as obras poderem arrancar no terreno, o que deverá acontecer durante o próximo mês de junho, disse João Português.

 

De acordo com o município, a obra na rua 1.º de maio, que vai implicar um investimento de 984.580 euros e deverá durar oito meses, irá permitir ordenar a circulação e o estacionamento de automóveis, "implementando as condições de segurança necessárias no acesso às edificações confinantes e na circulação de peões e veículos", e valorizar e "garantir a coerência e a unidade do espaço público".

 

A obra prevê também a criação de um interface modal, ou seja, de uma gare, onde vão confluir e realizar-se as partidas e chegadas de todos os transportes públicos que servem a vila de Cuba, disse João Português.

 

Segundo o município, a obra na Estrada da Circunvalação, que vai implicar um investimento de 485.512 euros e deverá durar seis meses, irá permitir "uma reabilitação profunda" da via para "reduzir a velocidade de circulação de automóveis e melhorar a mobilidade pedonal".

 

A obra prevê a criação de uma ciclovia e a substituição do pavimento e dos passeios com calçada mais atual e de todas as infraestruturas de iluminação, abastecimento de água e saneamento. As duas obras, que vão implicar um investimento total de 1.470.092 euros, serão cofinanciadas por fundos comunitários e verbas da Câmara de Cuba, disse João Português.

Comentários