Diário do Alentejo

Covid-19: Évora reforça apoio a idosos e sem-abrigo

26 de março 2020 - 10:00

A Câmara de Évora anunciou que reforçou o apoio às pessoas mais vulneráveis, como idosos e sem-abrigo, na compra de alimentos e medicamentos e com contactos telefónicos e de proximidade, devido à pandemia da covid-19. As novas medidas de apoio, divulgadas em comunicado, foram implementadas pela Divisão de Educação e Intervenção Social (DEIS) no âmbito do Programa Municipal de Envelhecimento Positivo e do projeto Mais Próximo de Todos.

 

O município passou a prestar apoio na "compra de produtos essenciais, como alimentos e medicamentos", assim como na comunicação com centros de saúde e médicos para obtenção de receitas, conselhos e consultas. "Para os idosos sozinhos e já sinalizados, foi criada uma linha telefónica onde os técnicos camarários farão pontos de situação semanal com o apoio dos técnicos da Administração Regional de Saúde e de psicólogos do município", adiantou.

 

A autarquia adiantou que também decidiu alargar "o prazo de 90 para 120 dias para a entrega de despesas de saúde" para quem possui Cartão Social do Munícipe e colocar no terreno equipas que vão "proceder à recolha de faturas e posterior pagamento atempado das comparticipações aos idosos".

 

"No que respeita aos sem-abrigo, foi criado um plano de contingência e estão previstas rondas semanais, com uma equipa de rua, para avaliação da situação e necessidades desta população", indicou.

Comentários