Diário do Alentejo

Cultura: Círculo Artur Bual com exposição em Aljustrel

16 de janeiro 2020 - 20:25

O Círculo Artístico e Cultural Artur Bual vai iniciar as comemorações dos seus 20 anos, no sábado, na vila de Aljustrel, com a inauguração de uma exposição coletiva composta por obras de 27 artistas. Segundo a Câmara de Aljustrel, no distrito de Beja, a exposição, comissariada pelo artista Rui Brás, vai ser inaugurada no sábado às 16:00 e ficará patente o público até ao dia 08 de fevereiro, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural da vila.

 

A exposição reúne 33 obras de pintura, escultura e fotografia de 27 artistas, sendo 24 portugueses e três estrangeiros, mas todos a viverem em Portugal, entre sócios do círculo e convidados. "Trata-se do que mais 'novo' - se é possível falarmos de novo em arte - em Portugal se produz, com diversidade e espontaneidades, com técnica milenar, mas também com simplicidade e aproximação ao ingénuo e ao povo adulto que somos", refere Carlos Arinto, da direção do círculo, na carta de apresentação da exposição.

 

Segundo Eduardo Nascimento, presidente do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual,vários dos 27 artistas vão estar em Aljustrel no sábado para poderem apreciar património arquitetónico, artístico e mineiro da vila, participarem na inauguração da exposição e pintarem uma tela, que depois será oferecida ao município.

 

A Câmara de Aljustrel refere que a exposição é a primeira parceria entre o círculo e o município, que "ambiciona" poder acolher também uma exposição de obras do "reconhecido e destacado" pintor, escultor e ceramista português Artur Bual, que nasceu em Lisboa, em 1926, e morreu na Amadora, em 1999. A autarquia vai promover, às quartas-feiras e mediante marcação prévia, visitas guiadas à exposição, das 09:30 às 12:30 para o público escolar e das 14:30 às 16:30 para o público geral.

 

De acordo com Eduardo Nascimento, além da exposição em Aljustrel, as comemorações dos 20 anos do Círculo Artístico e Cultural Artur Bual, com sede na Amadora, vão incluir várias iniciativas culturais ao longo deste ano em vários pontos do país, como exposições, palestras e conferências sobre arte. As comemorações vão incluir também a inauguração do novo espaço do círculo, prevista para maio, e a 10.ª edição da Feira de Arte contemporânea, promovida pelo círculo, em setembro, na Amadora, indicou Eduardo Nascimento.

 

O círculo, que foi criado em 2000, em honra da memória de Artur Bual, é uma associação sem fins lucrativos aberta a todos os que queiram participar num projeto cultural na área das artes plásticas, da literatura, da música e em visitas guiadas.

Comentários