Diário do Alentejo

Mau tempo: Centenas de ocorrências registadas no Alentejo

20 de dezembro 2019 - 09:10

Cerca de 150 quedas de árvores e de estruturas, inundações e 30 desalojados num acampamento na Vidigueira, são as principais ocorrências devido ao mau tempo registadas, segundo fontes da Proteção Civil. Deslizamentos de terras e danos em redes elétricas foram ainda outros problemas provocados pelo mau tempo.

 

Na Vidigueira o vento forte levantou as coberturas de um acampamento e cerca de trinta pessoas ficaram desalojadas, estando a situação a ser avaliada pela Proteção Civil e Cruz Vermelha Fonte da GNR indicou à Lusa que uma mulher sofreu ferimentos ligeiros quando uma árvore caiu em cima do veículo que conduzia, na Estrada Nacional 389, entre Campo Redondo e Colos, no concelho de Odemira, tendo sido transportada para o Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém. O CDOS indicou também que se verificaram 28 quedas de árvores, a maioria no concelho de Odemira.

Já em Portalegre, foram registadas 104 ocorrências relacionadas com o mau tempo, mas salientou que todas foram "de pequena monta" e que "não causaram danos". A parte norte do distrito foi onde se registaram mais ocorrências, acrescentou a fonte, assinalando que os concelhos mais afetados foram Castelo de Vide, Nisa, Marvão, Portalegre e Ponte de Sor. Segundo o CDOS, foram contabilizadas no distrito de Portalegre, 75 quedas de árvores, 12 movimentos de massa, 12 inundações, a maioria em vias públicas, três quedas de estruturas e duas limpezas de via.

 

No distrito de Évora, até às 22:00, foram registadas 37 quedas de árvores, em vários concelhos. "A queda mais significativa foi a que aconteceu na Estrada Nacional 254, que liga Redondo a Bencatel" e que, entre as 15:20 e as 16:45, "obrigou ao corte da via, nos dois sentidos, para possibilitar os trabalhos de remoção da árvore", adiantou o CDOS. Danos em redes elétricas nos concelhos de Vendas Novas e Arraiolos foram outros dos problemas: "Foram cabos ou postes caídos nas vias, mas, que tenhamos conhecimento, não foram afetadas as comunicações, nem o fornecimento de energia". Duas inundações no distrito, uma delas uma pequena inundação numa habitação em Évora e duas quedas de estruturas, uma das quais um placard publicitário.

Comentários