Diário do Alentejo

Feira Nova de Outubro promove produtos de Alcácer

05 de outubro 2019 - 09:20

A tradicional Feira Nova de Outubro regressa este fim de semana a Alcácer do Sal, para promover os produtos locais. O certame, que remonta ao século XVIII, coincide com o primeiro domingo do mês de outubro e realiza-se este ano na margem sul desta cidade do litoral alentejano, devido às obras que decorrem no recinto do Parque de Feiras e Exposições.

 

A feira, que se realiza entre sexta-feira e domingo, vai ficar instalada entre a ponte metálica e a ponte pedonal, na margem sul, com a oferta de produtos regionais e frutos secos da época. Pinhões, nozes, castanhas, figos secos e amêndoas, azeitonas, batatas-doces, mel, rebuçados, bolinhos de amêndoa, queijos e charcutaria são alguns dos produtos que os visitantes podem adquirir ao longo dos três dias do evento, considerado pelo município como “uma das marcas identitárias” do concelho.

 

A Feira Nova de Outubro nasceu de uma Provisão de 1782, enviada à Câmara de Alcácer do Sal, no reinado de D. Maria I, determinando que no primeiro domingo de outubro de cada ano haveria uma feira franca por três dias. O evento, com entradas livres, vai contar com concertos de Lucky Duckies (sábado) e, no último dia, da Banda Oitentamente.

Comentários