Diário do Alentejo

Distritos alentejanos em risco máximo de incêndio

05 de setembro 2019 - 11:05

Cerca de uma centena de concelhos de 15 distritos de Portugal continental, entre os quais Beja, Évora e Portalegre apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Coimbra, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro até às 21h00 de sábado. O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica. Também por causa do tempo quente, o Governo declarou na terça-feira a situação de alerta de agravamento do risco de incêndio florestal entre as 00:00 de quarta-feira e as 23:59 de domingo, para todo o território continental.

Um despacho conjunto do Ministério da Administração Interna (MAI) e do Ministério da Agricultura refere que a Proteção Civil determinou a passagem a estado de alerta especial nível vermelho do dispositivo especial de combate a incêndios rurais para 13 distritos do centro e norte do país, e a passagem a estado de alerta laranja para os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, permanecendo Beja e Faro em alerta laranja, que já estava em vigor.

 

O IPMA prevê para hoje na região sul, prevê-se tempo quente com céu geralmente limpo, e um aumento temporário de nebulosidade no interior do Baixo Alentejo e no Algarve durante a tarde. A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado a forte nas terras altas do Alto Alentejo até meio da manhã e partir do final da tarde, rodando para noroeste no litoral oeste durante a tarde, e sendo temporariamente de sudoeste na costa Sul do Algarve. As temperaturas no Alentejo permanecem elevadas devendo chegar aos 37ºC em Beja, 38ºC em Évora e 34ºC em Portalegre.

Comentários